Segredo: VW Tukan já tem data de lançamento definida; veja quando ela chega
Nova picape da Volkswagen vai substituir a Saveiro e ser a representante da marca nos segmentos das picapes compactas e intermediárias
A nova picape da Volkswagen vai se chamar Tukan. Além disso, a marca já revelou que o ano de chegada do modelo é 2027. No entanto, 365 dias é um prazo longo para definir a chegada da substituta da Saveiro – que pode acontecer entre janeiro e dezembro do ano que vem.
Por isso, a apuração mais recente da Mobiauto chega à uma data mais precisa. Estamos falando de janeiro do próximo ano. Ou seja, a Tukan chegará ao mercado brasileiro já no primeiro mês para incomodar a Fiat Toro e Chevrolet Montana no Brasil.
Você também pode se interessar:
- VW Tukan é a nova picape que vai rivalizar de uma vez só com Strada e Toro
- Nova VW Tukan: tudo o que sabemos da picape que vai substituir a Saveiro
- Exclusivo: nova picape da Volkswagen já tem nome definido; veja qual é
- Nova picape da Volkswagen terá duas opções de cabine e três versões no Brasil
A picape com porte de intermediária será fabricada em São José dos Pinhais (PR), mesma linha de montagem do VW T-Cross. Até então chamada de projeto VW247 e projeto Udara, o nome Tukan foi o escolhido entre os registrados pela marca no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).
A Tukan chegará em três versões, uma com cabine simples com o mesmo motor 1.6 aspirado da Saveiro e outras duas cabine-dupla, essas ainda sem uma motorização definida.
Apesar do porte intermediário, a Tukan não será rival somente da Fiat Toro e companhia. Com a versão mais simples para dois lugares e caçamba, a picape vai enfrentar nada menos que o veículo mais vendido no Brasil há cinco anos: Fiat Strada.
Quanto ao visual, a Tukan vai receber a nova linguagem da marca, presentes por aqui em Tera e Taos. A grande diferença é que a marca deve adotar para traseira um perfil mais conservador, com um estilo mais voltado para o nicho das picapes, como nomes em baixo relevo na tampa da caçamba.
Com esse cenário projetado para o início de 2027, a Tukan já vai chegar com alguns anos de atraso, já que a VW apresentou o conceito da Tarok ainda em 2018 no Salão do Automóvel.
Além das rivais já conhecidas como Toro, Montanta, Rampage, Maverick e Oroch, a BYD prepara uma picape do Song Pro com sistema híbrido plug-in e a Renault vai lançar esse ano a Niagara.
A Toro, principal concorrente e líder no segmento, vai ganhar um sistema híbrido leve de 48V, que vai ajudar no consumo de combustível e render mais potência para picape. Por isso, devido ao tempo de projeto, espera-se que Volkswagen prepare algo para Tukan incomodar de fato as picapes da Fiat.