Por que a Leapmotor desistiu de ter um rival contra o BYD Dolphin Mini no Brasil

Subcompacto chinês tinha tudo chegar ao Brasil, mas a marca mudou a estratégia

Vinicius Moreira
Por
27.04.2025 às 04:30 • Atualizado em 29.04.2025

O Leapmotor T03 não vem mais ao Brasil, pelo menos por enquanto. O desenho do plano da marca chinesa, parceira da Stellantis em solo brasileiro, era trazer o Leapmotor C10 e na sequência o T03, esse último um subcompacto elétrico, rival ideal para o BYD Dolphin Mini.

Aqui tem cupom! E você pode vender seu carro na Mobiauto

Publicidade

E o motivo da desistência tem nome e sobrenome. Estamos falando do Leapmotor B10, um SUV médio, que foi confirmado pela marca para desembarcar por aqui junto do C10 no segundo semestre de 2025.

Você também pode se interessar por:

Mas o que levou a Leapmotors a mudar sua estratégia? A resposta é simples: posicionamento de marca. Inicialmente, a marca chinesa atacaria em duas frentes, com o C10 nos SUVs elétricos grandes e com o T03 nos subcompactos elétricos, exatamente onde o Dolphin Mini é soberano.

No entanto, a montadora analisou o mercado brasileiro e preferiu fazer como a Ford: atuar com produtos de maior valor agregado e, consequentemente, posicionar a marca em um patamar mais elevado.

Não estamos falando somente da semelhança de importadora que a Ford tem atualmente, mas também como marca que não oferece mais veículos abaixo dos R$ 150 mil, por exemplo.

Com o T03, a Leapmotors teria de praticar um preço competitivo contra o Dolphin Mini, vendido em duas versões por R$ 118.800 (quatro lugares) e R$ 122.800 (cinco lugares).

O Leapmotor T03 inclusive chegou a ser flagrado em testes no Brasil. Na Europa, o subcompacto elétrico tem um motor elétrico de 95 cv e oferece 280 km de autonomia no ciclo WLTP. Já seu porte é de 3,62 metros de comprimento e 2,40 m de entre-eixos, praticamente o mesmo de um Renault Kwid E-Tech.

Mesmo assim, a Leapmotor preferiu tomar outro rumo. Até 2027, a marca planeja trazer mais dois carros para o Brasil. Então, quem sabe, o T03 não esteja nessa dupla que ainda está por vir.

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.

Publicidade
Outras notícias
Publicidade