Leapmotor REEV: como funciona a tecnologia que faz um elétrico usar gasolina?

Leapmotor C10 terá tecnologia que remete ao BMW i3, um dos primeiros carros elétricos do Brasil

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16.07.2025 às 12:30
Leapmotor C10 terá tecnologia que remete ao BMW i3, um dos primeiros carros elétricos do Brasil

A Leapmotor, empresa parceria da Stellantis, quer acabar com dois dos principais receios de quem pensa em comprar um carro elétrico: autonomia e tempo de recarga. Isso é possível graças a tecnologia REEV (Range-Extended Electric Vehicle).

Também conhecido como veículo elétrico de autonomia estendida, esse tipo de tecnologia permite que o dono recarregue seu carro elétrico como qualquer outro veículo a combustão, ou seja, com gasolina.

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E como funciona essa tecnologia que faz um elétrico usar gasolina? É até mais simples do que parece. O veículo é movido exclusivamente pelo motor elétrico, que recebe energia de uma bateria consideravelmente menor que de um veículo somente elétrico.

Porém, essa bateria recebe energia vinda do motor a combustão, que serve exclusivamente como gerador. Para resumir, o consumidor abastece o veículo com gasolina (ou etanol se o motor for flex), o motor a combustão queima o combustível para gerar energia para a bateria, que é responsável por alimentar o motor elétrico.

Divulgação/Leapmotor

Divulgação/Leapmotor

No caso do Leapmotor C10, o sistema usa um motor 1.5 aspirado a gasolina de 96 cv e ciclo Atkinson, enquanto o motor elétrico tem 231 cv, ao menos para o mercado internacional. Ainda não está claro se esses serão os dados para o Brasil.

Divulgação/Leapmotor

Divulgação/Leapmotor

Em termos de autonomia, o SUV tem 231 km de autonomia elétrica, isso sem considerar a gasolina no tanque. Neste caso, os números sobem para 1.190 km. Vale ressaltar que a marca também trará versões elétricas, com baterias maiores.

O Leapmotor C10 tem 4,74 metros de comprimento, 1,68 m de altura e 1,90 m de largura, além de 2,83 metros de distância entre-eixos. Entre os equipamentos, destaque para central multimídia de 14,6 polegadas, quadro de instrumentos digital de 10,25”, além de pacote ADAS completo com 12 radares ultrassônicos, cinco radares de onda e 10 câmeras.

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- Editor de conteúdo

Prefere os hatches com vocação esportiva, ainda que com um Renegade na garagem. Formado em jornalismo na Fiam-Faam, há 10 anos trabalha no setor automotivo com passagens pelo pioneiro Carsale, além de Webmotors e KBB.

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