Por que a China está proibindo uso de maçanetas elétricas estilo Tesla

Após diversos acidentes, peças precisarão ter abertura mecânica a partir de 2027

Por
31.12.2025 às 07:44

As maçanetas embutidas e elétricas (ou mesmo só com abertura por botões) viraram febre - principalmente entre os carros da Tesla e carros chineses elétricos mais modernos. Com design mais limpo, elas contribuem para a melhor aerodinâmica dos veículos e, consequentemente, contribuem para um ganho discreto de autonomia nos automóveis elétricos e híbridos. As peças, no entanto, estão com os dias contados na China. Pelo o menos na forma como são atualmente.

A partir de 2027, estas maçanetas estão banidas no país oriental. Todos os carros vão precisar seguir novas regras do governo chinês onde as maçanetas internas e externas deverão ter abertura mecânica, garantindo que as portas possam ser abertas mesmo em caso de falta de energia ou danos graves ao veículo. A medida vem após uma série de acidentes em que as equipes de emergência encontraram uma série dificuldades para abrir as portas e resgatar passageiros ou vítimas com mais rapidez.

Publicidade

Você também pode se interessar por:

O primeiro indício da mudança surgiu em meados de dezembro, quando o Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China incluiu a proposta em um novo projeto de regulamentação. A norma exige que qualquer veículo de passageiros com peso inferior a 3,5 toneladas utilize maçanetas que mantenham sua funcionalidade mecânica após uma colisão.

As críticas sobre estas maçanetas já datam desde 2024, não só pela dificuldade do acesso ao interior após uma colisão, mas também em temperatura extrema de frio que a peça congela. De acordo com o site Sixth Tone, em outubro deste ano, os ocupantes de um Xiaomi SU7 Ultra morrem após não conseguirem abrirem as portas depois de um acidente na cidade de Chengdu.

As fabricantes dizem que as maçanetas retráteis melhoram a eficiência dos carros, mas estudos apontam que a economia é de aproximadamente 0,6 kWh por 100 quilômetros - um ganho ínfimo. As maçanetas podem ser encontradas em modelos da Tesla, BYD, Xiaomi, Avatr, entre muitos outros.

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Publicidade
Outras notícias
Publicidade