Novo VW Tera 2026: vendas do SUV mais barato da marca começam em junho

Futuro rival de Fiat Pulse e Renault Kardian vai dar as caras em breve

Por
04.04.2025 às 10:17 • Atualizado em 30.06.2025
Futuro rival de Fiat Pulse e Renault Kardian vai dar as caras em breve

Um dos principais lançamentos do ano, o novo VW Tera 2026 foi revelado no começo de março para o Brasil e o mundo (o SUV compacto teve repercussão mundial) e surgiu com muito estilo. A novidade chegará em breve para brigar com o Fiat Pulse e Renault Kardian, com promessa ainda de ser um dos carros mais importantes da marca em número de vendas.

Apesar de ter sido apresentado em março, havia dúvida ainda quando seria o início das vendas do novo VW Tera 2026. Durante o evento a Volkswagen confirmou no máximo que o SUV compacto chegaria no mercado brasileiro durante o primeiro semestre – e pelo jeito será isso mesmo, pois alguns concessionários confirmaram à Mobiauto que o novo Tera 2026 será lançado no final de junho.

Publicidade

Aqui tem cupom! E você pode vender seu carro na Mobiauto

Vale lembrar que desde o final de março já acontecem treinamentos do VW Tera para concessionários, ocasião em que toda a rede da marca recebe todas as informações sobre um novo produto, neste caso o inédito SUV compacto. Tal confirmação aconteceu durante um treinamento virtual da marca alemã para colaboradores da rede de concessionários da marca.

E se o carro será lançado no final de junho, é capaz das primeiras unidades serem entregues no começo de julho. Um dos vendedores apostou em uma faixa de preços para o novo Tera 2026, que segundo o lojista poderá ficar entre R$ 100.000 e R$ 143.000. São valores que fazem sentido, principalmente porque o Tera ficará posicionado acima do Polo e abaixo do Nivus.

Você também pode se interessar por:

Atualmente, o VW Polo tem preço partindo de R$ 95.790 na versão Track, enquanto o VW Nivus tem preço de R$ 143.490 na configuração de base Comfortline. Como pode-se notar, há uma lacuna bem aparente para ser preenchida pelo Tera, contará com quatro versões. Abaixo, confira quais serão.

VW Tera 2026 - As versões do SUV

Até o momento a Volkswagen não revelou quais serão as versões do novo Tera 2026 que serão vendidas no Brasil, mas durante a prévia afirmou que seriam ao menos quatro versões. A única confirmada foi a versão High Outfit, que provavelmente se trata de um pacote exclusivo da versão topo de linha High e que será equipada com o motor 170TSI e câmbio automático. Neste caso, o 1.0 turbo rende até 116 cv e 16,8 kgfm de torque.

Aqui vai algo interessante para lembrar: o Tera mudará um pouco o padrão de nome de versões dentro do portfólio da empresa, tanto que deverá abandonar o nome Highline para adotar High e Comfortline para virar Comfort.

Apesar da marca não confirmar as configurações abaixo do Tera High, o SUV já foi flagrado rodando em testes e confirmou as outras versões. Abaixo do Tera High vamos contar o Tera Comfort, que você pode conferir em fotos neste outro artigo. Caso siga o mesmo padrão do Polo Comfortline, virá equipado com o mesmo motor 1.0 turbo 170 TSI combinado à caixa automática de seis velocidades.

Depois teremos o Tera TSI, que será a configuração de entrada equipada com o motor 1.0 turbo 170 TSI, mas com transmissão manual de cinco posições. Sem dúvidas essa configuração será a carta na manga da Volkswagen para brigar com o Renault Kardian manual.

Por fim teremos o Tera 1.0 MPI, este responsável por ser a versão popular do Tera para o mercado brasileiro – e que provavelmente apostará em um alto volume de vendas, tanto no varejo quanto para pessoa jurídica. Essa configuração terá o motor 1.0 aspirado de até 84 cv de potência e 10,3 kgfm de torque, que deverá contar com rodas de ferro com calotas.

A ordem das versões:

  • Tera MPI
  • Tera 170TSI
  • Tera Comfort 170TSI AT
  • Tera High 170TSI AT

Em relação ao Tera High Outfit, o mais provável é que, assim como para o Nivus, ele seja um pacote opcional. Assim, a maior diferença é que se trata de um pacote visual que escurece diversos partes do SUV compacto: logotipos pintados de pretos, retrovisores e até mesmo o teto com tonalidade contrastante ao da carroceria. O tom escurecido também é aplicado na cabine, enquanto as rodas de 17 polegadas diamantadas com pneus 205/55 da Goodyear.

O maior destaque do pacote Outfit é o pacote ADAS completo, que se soma ao piloto automático adaptativo (ACC) de série. Assim ele traz adicionalmente monitor de ponto cego, assistente ativo de troca de faixa e alerta de tráfego traseiro. Veja a lista de equipamentos completa do VW Tera High Outfit:

  • Painel de instrumentos Active Info Display de 10,25 polegadas
  • Central multimídia VW Play Connect com tela de 10,1 polegadas
  • Piloto automático adaptativo
  • Ar-condicionado automático digital
  • Carregamento de celular por indução
  • Seis airbags
  • Controles de tração e estabilidade
  • Assistente de partida em rampas
  • Bancos revestidos em vinil com acabamento degradê
  • Encosto dos bancos com logo Outfit em baixo relevo
  • Aplique macio de vinil no painel
  • Iluminação ambiente de LED
  • 4 portas USB tipo C
  • Partida por botão
  • Chave presencial para acesso e partida
  • Volante multifuncional
  • Aletas para trocas de marchas manuais atrás do volante
  • Banco do motorista com descansa-braço
  • Acendimento automático dos faróis
  • Limpador automático do para-brisa (sensor de chuva)
  • Retrovisor interno fotocrômico
  • Câmera de ré
  • Sensores de estacionamento dianteiros e traseiros
  • Faróis full-LED
  • Lanternas de LED com função “click clack” (mesmo sistema do Tiguan)
  • Rodas de liga-leve de 17 polegadas diamantadas
  • Freios a disco nas quatro rodas
  • Sistema start-stop
  • Abertura do porta-malas externa
  • Rack de teto funcional

Por

- Repórter

Entusiasta de carros desde criança, achou no jornalismo uma forma de combinar paixão e profissão. É jornalista formado pela faculdade FIAM-FAAM e atua no setor automotivo desde 2014, com passagens por Auto+, Quatro Rodas e Motor1 Brasil.

Publicidade
Outras notícias
Publicidade