Nova base de carros elétricos da Volkswagen não matará motores a combustão

Montadora ainda poderá usar os motores a combustível como fontes de energia para os elétricos

Vinicius Moreira
Por
07.06.2025 às 04:05

A Volkswagen já havia anunciado uma troca na sua plataforma de carros elétricos. Sai a MEB e entra a SSP (Scalable Systems Platform), uma arquitetura modular que pode equipar desde um hatch compacto até um SUV grande. Mas a novidade é que a base feita para carros elétricos não só não vai matar os motores a combustão como pode contar com eles.

Aqui tem cupom! E você pode vender seu carro na Mobiauto

Publicidade

Claro que a combinação de motores elétricos e combustão já existe e formam conjuntos híbridos, que podem ser do tipo leve, pleno e plug-in. Mas, existe ainda uma categoria mais recente de elétricos, que se chama veículo elétrico de alcance estendido (EREV), os quais utilizam o motor a combustível apenas como extensor de autonomia para o motor elétrico.

Você também pode se interessar por:

Funciona assim, o motor a combustão atua apenas de como gerador de energia para o motor elétrico, ou seja, ele não é um propulsor de fato. E é nesse sentido que a plataforma SSP também pode ser utilizada.

Os planos da montadora alemã para a SSP têm como objetivo sustentar ao menos 8 veículos elétricos até 2027. A base é uma evolução da MEB e deve oferecer ganhos de autonomia e rapidez no carregamento, principalmente para sistemas de 400 e 800 V.

Essa plataforma deverá chegar primeiro à China para só depois ser oferecida em outros mercados. Mesmo assim, a primeira fábrica a produzir a arquitetura será a unidade de Wolfsburg, na Alemanha.

O recém-apresentado conceito VW ID.1 foi também usado para mostrar os planos futuros da marca para a SSP. De acordo com a montadora, a plataforma é a próxima geração dos veículos elétricos que veremos com logotipo.

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.

Publicidade
Outras notícias
Publicidade