Kia Rio sai de linha e marca apostará em SUVs híbridos e carro elétrico

Marca adotou nova estratégia de mercado e quer ser amiga do meio ambiente com lançamento de carros elétricos e SUVs híbridos no Brasil

Renan Bandeira
Por
25.11.2021 às 13:23

A Kia anunciou sua nova estratégia de negócio para o mercado nacional, e sua primeira vítima é o hatch compacto Rio. O modelo sai de linha no Brasil após anos de espera para chegar ao nosso mercado, porém com uma trajetória curta enquanto esteve por aqui.

A marca passou anos prometendo trazer o Rio ao Brasil, desde sua antepenúltima geração. Contudo, só conseguiu viabilizar sua importação no ano passado, já num ambiente pouco propício à importação de modelos de maior volume, além de sofrer com a forte concorrência de Chevrolet Onix, Hyundai HB20, VW Polo e cia. 

Publicidade

Anuncie seu carro sem pagar na Mobiauto

Isso, somado à pandemia, tornou a vida do hatch complicada aqui. Cerca de um ano e meio depois, a fabricante interrompeu a importação do Rio, conforme revelado primeiramente pelos colegas da Autoesporte.

A Mobiauto procurou a Kia, que se posicionou oficialmente dizendo que “foi suspensa a importação [do Kia Rio] temporariamente, pois o câmbio não está permitindo a comercialização.” 

Leia também: Kia Stonic tem motor do Creta, mas híbrido e com torque de Nivus e Pulse

Fim da linha para um, vida nova para outros

Se o Rio já não aparenta fazer mais parte dos planos da Kia, a boa notícia é que a representante da marca sul-coreana no país vai investir pesado no segmento de SUVs, para mostrar que ainda está viva no mercado.

aria-label="Imagem do conteudo da noticia" className='img-news-content'

O primeiro deles já foi apresentado, o Stonic. O SUV compacto com porte de Fiat Pulse e VW Nivus carrega motor Kappa 1.0 turbo, usado aqui no Brasil pelos primos Hyundai HB20, HB20S e novo Creta, mas com o diferencial de um sistema híbrido leve - que você pode conhecer melhor clicando aqui.

O modelo chegou em versão única e já é vendido por R$ 149.990, sendo o carro híbrido mais barato do Brasil.

Leia também: Os Fiat, Citroën e Peugeot que terão o conjunto 1.3 CVT do Pulse

Além disso, a Kia deve trazer outros dois importantes produtos híbridos para o mercado nacional nos próximos anos. Um deles é o Niro, que está trocando de geração globalmente. Em sua segunda plataforma, o SUV híbrido foi apresentado nesta quinta-feira (25) no Salão de Mobilidade de Seul (Coreia do Sul).

aria-label="Imagem do conteudo da noticia" className='img-news-content'

O SUV ganhou linhas mais marcantes e visual ousado, além de novas tecnologias. O presidente do grupo Gandini, importador da Kia no Brasil, José Luiz Gandini, prometeu sua chegada para o ano que vem, mas a fabricante ainda espera pelo veículo renovado para entrar no processo de homologação.

Leia também: Exclusivo: Caoa Chery Tiggo 7 Pro vai tirar sono do Compass já em dezembro

Ainda não há informações sobre motorização e detalhes sobre os itens de série, mas espera-se que o Niro tenha apenas versões híbridas regenerativas, híbridas plug-in ou totalmente elétricas. 

O outro lançamento no Brasil será o do novo Kia Sportage híbrido plug-in. Essa variante sequer existe ainda, mas a Kia informou que já está em testes de homologação no Brasil, o que dá a entender que seu lançamento não deve demorar muito para acontecer.

aria-label="Imagem do conteudo da noticia" className='img-news-content'

No cofre do motor, é provável que o SUV utilize o trem de força do irmão maior Sorento, com um propulsor 1.6 turbo a gasolina de injeção direta, com 180 cv e 27 kgfm, trabalhando em conjunto com outro elétrico de 91 cv e 31 kgfm. 

Potência e torque combinados seriam de 265 cv e 35,7 kgfm, gerenciados por uma transmissão automática de seis marchas.

Leia também: Avaliação: Jeep Commander T270, o que é ótimo e o que deixa a desejar

A fabricante promete ainda a chegada do elétrico EV6. Ele deve desembarcar no Brasil em 2022 e não se trata especificamente de um SUV - parece mais um hatch alongado ou uma perua -, mas será o primeiro veículo zero-emissão da empresa por aqui.

aria-label="Imagem do conteudo da noticia" className='img-news-content'

Além das tecnologias, que já se espera de um elétrico, o EV6 tem como principais virtudes o porta-malas com 520 litros, a autonomia máxima de 470 km - que a Kia não informa o ciclo de medição - e gama de versões com opções de 230 cv e 35,6 kgfm (tração traseira) ou 325 cv 61,6 kgfm (tração integral).

Outra novidade deve ser o Seltos, um SUV com porte de Creta que correrá por fora da nova proposta da marca de investir em híbridos e elétricos. Este, ao que tudo indica, terá motor convencional, mas ainda não teve especificações declaradas.

Leia também: Nova Ford Ranger terá visual de Maverick bombada e multimídia gigante

aria-label="Imagem do conteudo da noticia" className='img-news-content'

Na Argentina, a Kia lançou o modelo no ano passado com o 1.6 de Hyundai HB20X e Creta Action. No entanto, essa opção não está no radar porque o propulsor não se encaixa nas regras de emissão da sétima fase do Proconve. 

Na Ásia, o modelo é equipado com um motor 1.6 turbo a gasolina de 177 cv e 27 kgfm sempre acoplado ao câmbio automático de sete marchas.

Imagens: Divulgação Kia

Você também pode se interessar por:

Avaliação: Caoa Chery Tiggo 8 é mesmo a 8ª maravilha do mundo?

Avaliação: Ford Bronco Sport vende mais que Compass nos EUA. Por que não aqui?

É verdade que um carro elétrico não pode ser rebocado?

Vietnã tentará invadir EUA com SUV elétrico gigante de 410 cv


Publicidade
Outras notícias
Publicidade