Honda Civic ganhará versão esportiva e não quer abrir mão dos quase 20 km/l
Sedan vai aliar design mais agressivo com motorização híbrida
O Honda Civic terá um toque esportivo em 2026, mas ser perder a sustentabilidade. A marca japonesa prepara o lançamento de um protótipo da versão RS para o sedã híbrido em 2026. A estética esportiva que traz para-choques mais agressivos, rodas diferenciadas e grade com acabamento em colmeia deve estrear no próximo Tokyo Auto Salon, que acontece entre os dias 9 e 11 de janeiro de 2026 no Japão.
A configuração RS atualmente só é ofertada para a carroceria hatch em alguns mercados e vem com motor a combustão, o 1.5 turbo com mais de 200 cv e transmissão manual de seis marchas. O Civic Sedan RS e:HEV ainda não teve nenhuma imagem divulgada, mas dá esperar uma estética com os famosos emblemas "RS" na dianteira, rodas escurecidas e peças mais aerodinâmicas. O escapamento com dupla saída, no entanto, deve ficar restrito ao hatch.
Você também pode se interessar por:
- Honda Prelude: o que o esportivo compartilha com Civic e Type-R
- Nova geração do Honda Civic terá câmbio manual, mas não do jeito comum
- 5 esportivos (ou quase isso) que não ganhariam de um Up! TSI na arrancada
- Honda Civic híbrido aparece na lista de 10 melhores motores em 2025
Outro item que o Civic RS híbrido deve incorporar é o câmbio S+ Shift, que estreou no Prelude. A tecnologia da transmissão CVT simula trocas de marcha por meio das borboletas atrás do volante para aumentar a relação homem-máquina, dando um maior controle a quem dirige e um aspecto mais emocional que não é inerente aos conjuntos híbridos.
A Honda quer aliar esportividade e sustentabilidade. O Civic híbrido (HEV) traz o motor 2.0 aspirado de quatro cilindros com injeção direta movido apenas a gasolina trabalha no ciclo Atkinson para ser mais econômico, gerando 143 cv de potência e 19,1 kgfm de torque. Com o auxílio das duas unidades elétricas, alimentadas por uma bateria de 1,05 kWh, o conjunto entrega 184 cv de potência e 32,1 kgfm de torque combinados. Em outros países, como nos Estados Unidos, a potência chega a 203 cv.
Uma transmissão automática de relação fixa de marcha única conecta o conjunto motriz às rodas dianteiras. De acordo com os dados de fábrica, o Honda híbrido acelera de 0 a 100 km/h em 7,8 segundos. O consumo médio divulgado pelo Inmetro é de 18,4 km/l na cidade e 15,9 km/l na estrada.
Resta saber se a nova e futura versão esportiva do Civic híbrido virá ao Brasil. Por aqui, o Civic é comercializado em configuração única, Advanced Hybrid, importada da Tailândia e vendida a R$ 265.900. Por enquanto, a fabricante nipônica só confirmou a chegada do Prelude, cupê esportivo híbrido (mesmo conjunto mecânico do Civic) que estreia no 2º semestre de 2026.
Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp