Por que os novos carros da Honda terão uma nova "cara" a partir de 2027
Marca japonesa mostra logotipo modernizado para nova geração de carros elétricos e híbridos
A Honda vai fazer uma mudança histórica em sua identidade visual. Após 25 anos utilizando o mesmo logotipo, a fabricante japonesa mostrou o novo emblema que estampará as próximas gerações de seus veículos elétricos e híbridos a partir de 2027.
A assinatura mantém o tradicional "H", mas adota um design minimalista. A Honda abandona a moldura externa e o relevo metálico para voltar às raízes dos anos 1960, época da adoção do símbolo para representar os automóveis.
Você também pode se interessar por:
- Honda e Sony criam carro elétrico com tela gigante e Playstation integrado
- Por que a China está proibindo uso de maçanetas elétricas estilo Tesla
- VW Passat híbrido chinês é capaz de ir de SP a Porto Alegre com um tanque
- Polícia usa óculos 'dedo-duro' contra maus motoristas na China
Em um movimento que define como sua "segunda fundação", a marca adere ao conceito de "Flat Design", uma tendência que prioriza a funcionalidade em ambientes digitais e a leveza estética. por Volkswagen e BMW, que foram as primeiras a mexer nos logotipos por versões mais modernas, bidimensionais e simplificadas. Além de ser a letra inicial do nome da marca, o "H" simboliza duas mãos estendidas.
Em termos estéticos, logotipos tridimensionais, carregados de sombras e texturas cromadas, perdem definição em telas de smartphones ou em interfaces de centrais multimídia de alta resolução. Ao simplificar o traço, a Honda entra na era digital e o logotipo é instantaneamente reconhecido, seja em uma pequena notificação de aplicativo ou no capô de um carro.
O novo "H" surgiu lá em 2024 nos conceitos que a Honda chamou de "0 Series". O sedã e o SUV elétricos vão originar carros globais que serão lançados inicialmente nos Estados Unidos e, depois, seguirão para Ásia, Europa, África, Oriente Médio e também para a América do Sul. O numeral representa o pontapé inicial para a criação desta nova geração de veículos elétricos que foi a partir, justamente, do “zero”.
O Brasil deve fazer parte deste novo movimento da Honda, com os modelos da “0 Series” chegando a partir de 2028. A marca terá até novos carros híbridos, como as versões eletrificadas de WR-V e HR-V, mas estes continuarão com o logotipo atual. Já as próximas gerações de Civic, CR-V e Accord vão ostentar o novo emblema.
Além dos automóveis, o novo logotipo também será usado pelas concessionárias, em iniciativas de comunicação e até por parte da Honda Racing, a divisão de automobilismo.
Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp