Entenda como funciona a Tabela Fipe na hora de calcular o preço do seu carro

Índice é a principal referência usada por vendedores, seguradoras e até calcular o IPVA

JC
Por
27.10.2021 às 09:30 • Atualizado em 23.12.2021
Índice é a principal referência usada por vendedores, seguradoras e até calcular o IPVA

Por Fernando Vasconcellos

Quem já comprou ou vendeu um carro provavelmente ouviu falar na Tabela Fipe, a principal referência para saber os preços médios dos veículos novos, seminovos e usados. Além disso, ela também serve de parâmetro para fazer seguros, financiamentos e também calcular o valor do IPVA.

Apesar de ninguém ser obrigado a seguir a Fipe ao pé da letra, o índice continua sendo a principal fonte de pesquisa de preços para concessionários, lojistas e até mesmo para vendedores particulares.

Publicidade

Anuncie seu carro sem pagar na Mobiauto

A própria Fipe explica que a tabela serve apenas de referência, e que os valores apresentados podem sofrer correções para mais ou para menos, dependendo do estado de conservação, quilometragem, localização, entre outros fatores, do veículo.

Por conta disso, é normal encontrarmos modelos anunciados com diferentes valores que os indicados pela Fipe – no fim das contas, o preço fica a critério do que o proprietário considera justo.

aria-label="Imagem do conteudo da noticia" className='img-news-content'

Leia também: Toyota é mais valiosa que Tesla, Ferrari e Land Rover juntas

Embora muitos conheçam a Tabela Fipe, pouca gente entende como ela funciona ou como os preços dos carros são definidos. Afinal de contas, de onde vêm os dados usados nesses cálculos?


O que é a Tabela Fipe?

aria-label="Imagem do conteudo da noticia" className='img-news-content'

Criada em 1973 pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, para auxiliar a Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP), a Tabela Fipe é um dos principais produtos do órgão que presta uma série de serviços governamentais e a empresas privadas.

Leia também: Os vícios do motorista brasileiro que mais irritam no trânsito

Atualizada mensalmente, a tabela apresenta a média de preços de automóveis, motocicletas, triciclos, caminhões e micro-ônibus, levando em consideração apenas o modelo, a marca e o ano do veículo.

Vale lembrar que a Fipe considera apenas o ano do modelo e não o ano de fabricação. Acessórios adicionais e cores incomuns não influenciam no cálculo de preço do veículo. Táxis, veículos de frotas e viaturas são excluídos do índice por não se enquadrarem no uso comum.

Leia também: Carro usado: por que a procura está tão grande e os preços só sobem?


Como é feita a Tabela Fipe?

São utilizados os dados coletados em 24 estados brasileiros. Devido à variação de preços por região, por isso a Tabela Fipe não deve ser aplicada de forma arbitrária. É comum que determinado modelo de veículo seja mais valorizado em uma região onde ele tenha uma demanda maior. Por exemplo: as picapes têm maior procura nas cidades do interior do que nos grandes centros urbanos.

Leia também: Marcas podem cobrar mais caro de quem já comprou um carro?


Como consultar o preço do veículo na Tabela Fipe?

aria-label="Imagem do conteudo da noticia" className='img-news-content'

Para acessar a lista de preços, basta acessar um desses endereços: www.mobiauto.com.br/tabela-fipe ou veiculos.fipe.org.br. Em seguida, escolha a categoria do veículo a ser consultado (carros e utilitários pequenos, caminhões e micro-ônibus ou motos).

Para os automóveis, selecione o período de referência, a marca e depois o modelo e o ano modelo do veículo. Após clicar em pesquisar, o site mostrará o preço médio do carro.

Todo veículo disponível no índice possui um Código Fipe. Esse código serve tanto para agilizar consultas futuras ou auxiliar no cálculo de seguros, por exemplo.

Além da pesquisa no site, o usuário pode baixar o aplicativo da Tabela Fipe para fazer as consultas em seu celular. Ele está disponível para smartphones Android e Apple.

Seguro por assinatura ou sem perfil: quando é vantagem e quando é fria

Talvez você também se interesse: 

Com preços tão altos, vale mais comprar um carro novo ou seminovo?
13 Carros que inacreditavelmente já estão custando R$ 100 mil
Com preços dos combustíveis nas alturas, vale a pena ter um carro híbrido?
Estes são os últimos SUVs abaixo de R$ 100 mil
Crise de semicondutores vai longe e deixará carros ainda mais caros

 

Publicidade
Outras notícias
Publicidade