Caoa Chery Tiggo 7 Pro matará o atual e terá versão semiautônoma em 2022

Marca correu para lançar o SUV renovado ainda este ano, mas não teve tempo de testar pacote semiautônomo que será lançado no ano que vem

Camila Torres
Por
16.12.2021 às 10:00

Para não perder ainda mais vendas para Jeep Compass, Toyota Corolla Cross e VW Taos, a Caoa Chery adiantou para o fim deste ano o lançamento do Tiggo 7 Pro, ocorrido nesta quinta-feira (16). 

O modelo chega em versão única, por aproximadamente R$ 180.000, e terá como grande novidade, além do visual e do interior renovados, a adoção do motor 1.6 TGDi (turbo com injeção direta) a gasolina do irmão Tiggo 8, de 187 cv e 28 kgfm.

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No entanto, a sociedade sino-brasileira já prepara a chegada de uma versão mais completa no primeiro semestre do ano que vem, conforme revelado por executivos da Caoa em primeira mão à Mobiauto.

Ela virá equipada com assistentes semiautônomos de condução (que mencionaremos mais abaixo), que foram deixados de fora do Tiggo 7 Pro lançado agora. Segundo a fabricante, os itens ficaram de fora porque, como o lançamento foi adiantado, não houve tempo de homologá-las a contento.

Outra notícia importante é que, diferentemente de Tiggo 3X e Arrizo 6 Pro, que vieram para conviver com os antecessores Tiggo 2 e Arrizo 6, o Tiggo 7 Pro vai matar o Tiggo 7 atual. Lançado em fevereiro de 2019, ele deixará o mercado após três anos, pois se aposentará em janeiro.

O motivo é que o Tiggo 7 nunca empolgou o mercado como a fabricante gostaria. Os executivos apostam que o Tiggo 7 Pro conseguirá sozinho embalar nas vendas. Tanto que a meta é dobrar a média de emplacamentos de 400 para cerca de 800 unidades/mês. 

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Ainda é um volume modesto se comparado ao do Jeep Compass, que chega a passar de 5.000 exemplares comercializados num só mês. Mas já ajudará a operação a seguir em sua fase de expansão e crescimento no mercado nacional.

Para alcançar o número, a Caoa corre para concluir os testes da versão topo de linha, que contará com vários sistemas de direção semiautônomos. A intenção é lançá-la ainda no primeiro semestre de 2022.

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Diferenças da versão de entrada para topo de linha

Nossas fontes revelaram alguns dos itens de série da versão mais cara, que enfim deixarão o SUV com um pacote de segurança ativa similar à de seus rivais diretos. 

Além dos alertas de ponto cego, mudança de faixa, colisão traseira e tráfego cruzado, a configuração mais cara acrescentará os seguintes itens (sendo que o leitor de placas apenas o Compass já possui):

  • Assistente de Permanência em faixa
  • ACC – Controle de Cruzeiro Adaptativo 
  • Leitor de Placas
  • Detecção de veículos à frente com frenagem semiautônoma

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Motor 1.6 Turbo

Uma das principais evoluções entre o Tiggo 7 e o Tiggo 7 Pro é a mudança do motor. O 1.5 turboflex sem injeção direta, de 150 cv e 21 kgfm de torque foi substituído pelo motor 1.6 Turbo já conhecido no irmão maior de sete lugares Tiggo 8. 

O novo propulsor entrega 187 cv a 5.000 rpm e 28 kgfm de torque a 2.000 rpm e é casado ao câmbio automático de dupla embreagem com simulação de sete marchas. Outra mudança, foi a nova suspensão independente nas quatro rodas. 

A escolha do motor só mostra a ambição de chegar ao mesmo patamar que o novo Compass T270 com motor 1.3 Turbo de 185 cv e 27,5 kgfm de torque. 


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A faculdade me fez jornalista, a vida me fez aficionada por carros esportivos e adrenalina. Unindo paixão e profissão, realizo a missão de conectar pessoas com o universo automotivo, mas confesso que já tentei pilotar um kart e não deu muito certo.

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