Aisin e Volkswagen produzirão câmbios automáticos na Argentina
Fabricação das caixas manuais serão transferidas do país vizinho para a Espanha
A Aisin e a Volkswagen estão prestes a anunciar uma parceria para fabricar transmissões automáticas na Argentina nos próximos anos. Segundo o site local CarsDrive, a empresa japonesa aproveitará a instalação do Centro Industrial de Córdoba, onde a Volkswagen produz há décadas os câmbios manuais, que passarão a ser fabricados na Espanha.
A crescente demanda pelo câmbio automático e a queda na procura por carros equipados com caixas manuais foram determinantes para o acordo, que terá o valor do investimento anunciado nas próximas semanas.
Você também pode se interessar por:
- Carro ‘popular’: Volkswagen Polo Track a R$ 85 mil agora vale a pena?
- Volkswagen vai tirar um dos seus carros mais antigos de linha
- Volkswagen Amarok poderá ter truque de Tarok para aumentar a caçamba
- VW Amarok: nova geração será híbrida, terá base chinesa e chega em 2026
“A demanda por caixas manuais tem caído em todo o mundo, enquanto a procura pelo câmbio automático, sobe. Então, é claro que existe uma transição natural para que Córdoba produza uma caixa automática, e a Aisin é uma dessas alternativas porque é uma grande fabricante desse tipo de transmissão. Por isso, estamos estudando a viabilidade técnica e parece que a viabilidade técnica existe”, disse Marcellus Puig, executivo brasileiro que ocupa o cargo de CEO da Volkswagen Argentina desde 2022, durante o Fórum Internacional Automotriz de Córdoba.
De acordo com informações divulgadas em julho pela publicação Comercio y Justicia, a Aisin produzirá câmbios automáticos em uma multiplataforma que permitirá maior versatilidade para adequar essas transmissões para diferentes modelos de marcas distintas.
Engenheiros da fábrica de Córdoba já teriam viajado ao Japão para conhecer os processos de produção que a Aisin pretende implementar no país vizinho, enquanto técnicos da filial espanhola da Volkswagen viajaram à Argentina para finalizar a transferência do ferramental da caixa manual MQ281 para a fábrica de Martorell.
Reprodução/CarsDrive
“Não estou em condição de fazer nenhum anúncio, mas posso dizer que o assunto está forte na minha agenda e na agenda da matriz [na Alemanha]. Estou otimista que vamos poder fazer um desfecho positivo, mas há que esperar”, acrescentou Puig.
Além de produzir as caixas manuais MQ200 e MQ281, que são exportadas para vários países, o Centro Industrial de Córdoba também monta caminhões, que são enviados do Brasil para a Argentina em regime CKD, e motocicletas Ducati importadas da Itália.
Controlada pela Toyota, a Aisin é um dos maiores fornecedores mundiais de transmissões automáticas, entre outros componentes automotivos. O câmbio automático de seis marchas, chamado comercialmente pela Volkswagen de Tiptronic, equipa diversos modelos da marca alemã, desde o Polo até o Taos.
A empresa japonesa também fornece caixas automáticas para a Stellantis, entre elas a CVT (continuamente variável) de sete marchas simuladas presente em carros das marcas Citroën, Peugeot e Fiat movidos pelos motores Firefly 1.3 aspirado e 1.0 turbo.
Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp