VW Tera “é interpretação do carro urbano para o Brasil”, diz designer
José Carlos Pavone destacou o peso do inédito SUV compacto para o mercado
O novo VW Tera nem começou a ser vendido no mercado nacional, mas a repercussão de sua revelação para o Brasil (e o mundo) vem sendo destaque, afinal, é um dos modelos mais importantes da Volkswagen nos últimos anos. Mais do que isso, o modelo foi totalmente desenvolvido no país, cujo desenho foi encabeçado por José Carlos Pavone, chefe de design da Volkswagen nas Américas.
Após a apresentação do novo VW Tera, foi colocado à disposição dos jornalistas uma impressão do desenho digital do modelo ainda quando estava em fase de projeto. JC Pavone estava assinando cada desenho desses (este jornalista que lhe escreve garantiu seu exemplar), momento em que a reportagem da Mobiauto teve uma breve conversa com o pai do novo SUV compacto da marca.
Você também pode se interessar por:
- Novo VW Tera 2026 terá motor de Up! e quatro versões no Brasil
- Volkswagen Tera pode viver drama do Honda Fit batido; entenda
- VW Tera: o que o novo SUV revela do visual da "nova Saveiro"
- Novo VW Tera Outfit: 22 fotos exclusivas da versão mais cara do SUV
Durante esse bate-papo, JC Pavone destacou que “o VW Tera é a interpretação do carro urbano para o Brasil (e toda a América Latina), enquanto o Polo é o carro urbano pensado para a Europa”. Ou seja, podemos dizer que o novo SUV compacto da Volkswagen que brigará no mercado nacional com Fiat Pulse e Renault Kardian terá tanta importância – ou mais - quanto o Polo para o Brasil.
Essa afirmação do chefe de design da VW também nos deixa imaginar que esse segmento de SUVs um pouco maiores que os hatches nos quais são baseados ganhará uma grande importância no mercado em alguns anos. O novo VW Tera aposta em um design autoral e que menciona até ícones do passado em um easter egg no vidro traseiro, onde sua silheta aparece logo atrás do Fusca e Gol.
Em nosso breve contato de 10 minutos com o SUV podemos notar que ele não irá além dos 4,07 metros do Polo com quem divide a plataforma MQB-A0, assim ele terá no máximo 4,10 metros – medida próxima do Renault Kardian, que tem 4,11 m. Já o entre-eixos será de 2,56 metros compartilhados com o hatch, enquanto a largura parece ser maior do que o Polo, embora JC Pavone garante que “tem a mesma largura”. O designer revelou o truque: “a carroceria é mais larga, enquanto a parte superior dela [a cabine] é um pouco mais estreita”.
Com o novo VW Tera sendo a nova interpretação do carro urbano para o Brasil, que atualmente é dominado ainda pelos hatches compactos como VW Polo, Hyundai HB20 e Chevrolet Onix, podemos dizer que a gama de rivais vai crescer também em breve. A GM mesmo já confirmou que contará com um SUV inédito abaixo do Tracker, enquanto a Hyundai faz clínicas para ter um SUV menor que o Creta.
Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp