VW T-Cross elétrico vai trazer novidades para o acabamento interno da marca
Materiais utilizados e disposição dos elementos dentro da cabine serão diferentes no ID.Cross
O VW ID.Cross foi apresentado esse ano na Europa ainda como um conceito do futuro SUV elétrico, que tem o mesmo porte do VW T-Cross, mas é elétrico. Apesar de ainda não ser a versão final de produção , a marca tem deixado parte da imprensa especializada ter um contato com o modelo e guiá-lo. E foi assim que novidades para o acabamento interno foram reveladas.
A Autocar teve contato com o SUV elétrico e conversou com o designer da Volkswagen Thorben Kochs sobre o interior do ID.Cross.
Você também pode se interessar por:
- SUV que será base de VW T-Cross e Nivus ganha versão motor de 333 cv
- VW T-Cross é flagrado na Europa e antecipa nova geração que virá ao Brasil
- Segredo: VW T-Cross e Nivus terão novas gerações e motor híbrido
- Volkswagen vai tirar seus carros mais diferentes de linha
O designer disse que a ideia é deixar o o interior do modelo mais limpo, ou seja, um projeto mais minimalista sem muitos comandos físicos, como já vemos nos modelos chineses. Mas calma, os principais ajustes ainda estarão lá por botões.
A principal novidade revelada está no acabamento interior. Thorben destacou que “O que virá são materiais novos, mais macios e de alto valor. Não queremos ter tudo em plástico: isso é algo que aprendemos”, disse Kochs à Autocar.
Divulgação/Volkswagen
Feito sobre a plataforma MEB+, base da marca para elétricos, o conceito do ID.Cross traz quase as mesmas dimensões, são 4,16 metros de comprimento, 1,84 metros de largura, 1,59 metros de altura e 2,60 metros de entre-eixos, além de um porta-malas de mais de 450 litros, com um segundo espaço na dianteira com 25 litros de capacidade.
O interior traz um visual bastante minimalista e limpo, pensado para criar um ambiente mais relaxante e com foco em bem-estar. A cabine oferece multimídia de 13 polegadas, painel de instrumentos de 11, botões físicos na parte inferior e no volante, iluminação ambiente configurável e, principalmente, revestimentos em tecido e acabamentos mais premium.
Divulgação/Volkswagen
Por fora, o modelo segue a nova linguagem de design da marca, com ângulos mais retos e linhas futuristas, fugindo um pouco do visual tradicional dos modelos já conhecidos.
Na dianteira, exibe uma faixa de luz que conecta os faróis finos. Na traseira, a proposta se repete, com uma faixa de LED ligando as lanternas de ponta a ponta.
Divulgação/Volkswagen
O conceito é equipado com um motor elétrico de 211 cv de potência, tendo velocidade máxima de 175 km/h, com autonomia projetada de cerca de 420 km.
O modelo de produção baseado no conceito VW ID.Cross está previsto para chegar ao mercado europeu em meados de 2026.
No Brasil, uma nova geração do T-Cross é esperada para o final de 2027. Como o ID.Cross é focado no mercado europeu, o modelo ainda não tem confirmação de chegada ao território brasileiro, mas já indica a nova direção de design adotada pela marca.