VW Nivus GTS 2026 assume truque de Up! GTI para ficar bom de curva

SUV cupê esportivo chega com preparação exclusiva para ser um esportivo de fato

Por
02.05.2025 às 18:38 • Atualizado em 24.06.2025
SUV cupê esportivo chega com preparação exclusiva para ser um esportivo de fato

O novo Volkswagen Nivus GTS 2026 foi apresentado no mercado brasileiro. Além de ocupar o topo da linha do SUV cupê, a versão esportiva não tem só o motor 250 TSI como exclusividade, mas sim uma preparação para trazer mais do que potência e torque.

Aqui tem cupom! E você pode vender seu carro na Mobiauto

Publicidade

Para isso, a Volkswagen recorreu a um truque que já foi usado no VW Up! GTI, a verdadeira versão esportiva do subcompacto que não chegou ao Brasil. O motor do Up! GTI entregava 115 cv e 20,4 kgfm de torque, mas não era só isso.

Você também pode se interessar:

Durante a apresentação do Nivus GTS, a montadora revelou que o SUV recebeu o mesmo tratamento na suspensão adotado no Up! GTI, que infelizmente foi vendido apenas no mercado europeu. Essa alteração teve como objetivo melhorar o desempenho do Nivus nas curvas e deixar o SUV mais na “mão” do motorista.

Reprodução/Divulgação

Reprodução/Divulgação

Para isso, o Nivus GTS recebeu molas e amortecedores exclusivos, além de barra estabilizadora. Mas o ponto alto está na “cabeça” da suspensão, ou mais conhecido como coxim do amortecedor. Mais rígido, é ele que muda toda dinâmica de curva e controla a maleabilidade do conjunto.

No Nivus GTS, os coxins são mais rígidos, o que na prática significa uma tocada mais firme, além de mais estabilidade nas curvas, sem aquela jogada de carroceria que acontece geralmente em SUVs. Essa preparação também evita que o Nivus GTS tenha aquela saída de frente, já que é da dianteira que vem a tração do modelo.

Basicamente, com esse acerto, o Nivus GTS abre mão de um pouco mais de conforto para oferecer uma direção mais esportiva para quem dirige. O resultado disso, segundo a VW, é uma redução de 12% na variação de convergência da curva (pneu mais firme).

Para usar da melhor forma os 150 cavalos de potência e 25,5 kgfm de torque do 1.4 TSI, o Nivus GTS ainda tem o modo de condução Sport para aproveitar tudo que o câmbio automático de seis marchas tem a oferecer. Sem contar um ronco esportivo, mas que infelizmente é emulado pelos alto falantes e não do escapamento, assim como no Polo GTS

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Por

- Repórter

Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.

Publicidade
Outras notícias
Publicidade