VW Gol: a real contagem de gerações do carro mais vendido no Brasil

Embora alguns defendam que Gol teve sete gerações no Brasil, o hatch teve de fato, apenas três. Abaixo recapitulamos a história de cada uma delas

LA
Por
22.03.2023 às 23:00
Embora alguns defendam que Gol teve sete gerações no Brasil, o hatch teve de fato, apenas três. Abaixo recapitulamos a história de cada uma delas

O Volkswagen Gol é um sucesso incontestável. Lançado em 15 de maio de 1980, vendeu mais de 8.500.000 unidades somente por aqui, também foi o modelo mais exportado do Brasil. Mais de 65 países receberam o Gol produzido no nosso país.  

É sabido que, ao menos a geração atual, deixará de ser comercializada ainda este ano, após 14 anos em produção. Curiosamente, cada geração sempre foi apresentada justamente após 14 anos.  

Publicidade

A primeira, lançada em 1980 sob a plataforma BX, teve 3 remodelações. A mais importante delas foi a de 1984 quando o modelo ganhou motor refrigerado a água e mais algumas mudanças para que eram necessárias para o seu sucesso.  


Talvez você também se interesse:  

Dacon Chubby: o insano VW Santana hatch com motor 2.0 do Gol GTi 
VW Santana Quantum: a melhor perua que o Brasil oferecia nos anos 1980
VW Gol escapou do fracasso e da morte muitas vezes antes de sair de linha
VW Polo Track: o que ele perde para ser mais barato que o novo Polo MPI
 

Segunda geração VW Gol 

aria-label="Imagem do conteudo da noticia" className='img-news-content'

A segunda geração, foi lançada em 1994, quando foi apresentada a linha 1995, com a nova plataforma AB-9, uma evolução ante a plataforma BX. Mesmo com o motor ainda disposto na posição longitudinal, tinha mais espaço interno, maior rigidez torcional, além de maior conforto, principalmente para os passageiros do banco traseiro. 

aria-label="Imagem do conteudo da noticia" className='img-news-content'

Com esta plataforma, o Gol teve mais duas remodelações, que foram chamadas de nova geração pelo marketing da marca: em 1999, quando foi apresentado o Gol G3 para a linha 2000, e em 2005, quando foi apresentado o Gol G4 para a linha 2006. 

Em 2006, a Volkswagen fabricou três modelos. Pois a marca usava a estratégia de ter como carro de entrada o modelo de geração anterior, sendo representado na ocasião pelo Gol Special, que tinha a carroceria da “geração 2”. Enquanto os modelos mais caros tinham a carroceria da “geração 3”, sendo substituídos pela “geração 4”. 

Leia também: VW Nivus alcança nota máxima no Latin NCAP e Honda WR-V decepciona
 

Terceira geração VW Gol 

A terceira e última geração chegou em 2008, com a apresentação da linha 2009, como o novo Gol. Totalmente reformulado, o carro usava elementos da plataforma PQ-24 do VW Polo lançado em 2002. Mas permanecia com o robusto e eficiente conjunto de suspensão traseira desenvolvido em 1980.  

aria-label="Imagem do conteudo da noticia" className='img-news-content'

O novo Gol também passava a ter motor transversal, e mesmo sendo menor por fora, tinha o mesmo e bom espaço interno da geração anterior. A Volkswagen não queria mais usar o termo “geração” para identificar o modelo, mas o mercado logo o batizou de Gol G5. 

Em 2012 era apresentado o Gol G6 (nome também dado pelo mercado), apresentado a linha 2013. O Gol G6 não teve mudanças significativas, mas ganhou novas versões e melhoria do processo construtivo. 

aria-label="Imagem do conteudo da noticia" className='img-news-content'

Leia também: VW T-Cross 2023 chega mais caro e sem multimídia na versão Comfortline 

Em 2016, chegava ao mercado a linha 2017, intitulado pelo mercado como Gol G7. Com o interior e traseira reformulados, tinha novo conteúdo, se adequando aos modelos da concorrência que ofereciam mais conteúdo, principalmente no que tange a conectividade.  

Nesta “geração”, o Gol tinha duas dianteiras, sendo as versões Trendline, Comfortline e Highline com a dianteira que aproveitava elementos da “geração 6” (capô, grade e faróis).

Porém com novo para-choque dianteiro, a versão Track, trazia uma frente mais robusta, com capô mais alto, faróis maiores e design mais limpo. Esta dianteira era usada no VW Saveiro, que começava a ter identidade própria, e desde a linha 2017 passou a usar exclusivamente estes elementos. 


VW Gol versão Track 

aria-label="Imagem do conteudo da noticia" className='img-news-content'

A versão Track adiantava o design atual do Gol, que seria adotado para o restante da linha a partir de 2018, quando foi apresentada a linha 2019. Neste ano também, seria lançado o Gol mais completo já produzido, e talvez o mais aguardado: o Gol Automatic. 

Com a excelente transmissão automática de 6 velocidades Aisin e motor 1.6 16v de 120 cv e 16,8 kgfm de torque quando movido a Etanol (110 cv e 15,8 kgfm de torque com gasolina). Este carro era capaz de chegar a 185 km/h de velocidade máxima e ia de 0 a 100 km/h em 10,1 segundos. 

Trazia vidros elétricos dianteiros e traseiros, computador de bordo, sistema de alarme com comando remoto, sistema de som touchscreen com APP-Connect com 4 alto-falantes e 2 tweeters, volante com ajuste de altura e profundidade, destravamento elétrico da tampa traseira com controle remoto, espelhos retrovisores externos com ajustes elétricos e função tilt-down no lado do passageiro e espelhos retrovisores externos com luzes indicadoras de direção integradas.  

Leia também: Volkswagen estuda produzir um SUV elétrico baseado na nova Amarok 

Essa versão também adicionava faróis de neblina, para-sol com espelho iluminado para motorista e passageiro, rodas de liga leve 15", sensor de estacionamento traseiro, travamento elétrico das portas com controle remoto, volante multifuncional com comandos do sistema de som. E para fechar, a grande estrela: o câmbio automático de 6 velocidades com trocas manuais pelo volante. 

Com o novo Polo no portifólio, o mercado em constante evolução com concorrentes trazendo cada vez mais conteúdo, o Gol Automático já chegou obsoleto, além dos demais modelos da linha, que não conseguiram cativar novos compradores. Mesmo com os esforços da Volkswagen em esconder a idade do projeto. A pandemia também reduziu ainda mais suas vendas, e a versão foi descontinuada em meados de 2021, juntamente com o Fox e VW Up!. 

O Gol começou 2022 com duas configurações: o 1.0 de 3 cilindros e o 1.6 8v com o antigo motor EA-111. Este foi descontinuado em março deste ano graças as novas regras do PROCONVE L7, que tirou de linha outros modelos do mercado. 


VW Polo Track x VW Gol 

aria-label="Imagem do conteudo da noticia" className='img-news-content'

O Gol tem um nome forte no mercado, e mais de 8 milhões e meio de consumidores não estariam enganados. Mas uma coisa é fato: tornou-se antigo, e os planos da Volkswagen alemã são outros, como a padronização de seus produtos no mercado mundial.  

Há um modelo hatch em desenvolvimento, com porte de à la SUV e utilizando a plataforma MQB. Já foi muito cogitado a continuidade do nome Gol, dada a representatividade que este nome teve no país em seus 42 anos de produção ininterrupta. Mas isso vai depender da aceitação do VW Polo Track no mercado, e a Volkswagen não tem medido esforços para isso, nem mesmo dinheiro em ações publicitárias. 

Caso o modelo volte, mesmo usando apenas o nome, será enfim sua quarta geração e uma vida longa, ao exemplo do Golf, em linha no exterior desde 1973 e do Polo, lançado lá fora no mesmo ano. Caso o Polo realmente substitua o Gol no coração dos brasileiros, o Gol deixará seu legado do veículo nacional mais vendido da história do Brasil. 

Este texto contém análises e opiniões pessoais do colunista e não reflete, necessariamente, a opinião da Mobiauto.

Leonardo França é formado em gestão de pessoas, tem pós-graduação em Comunicação Empresarial e Marketing Digital, e vive o jornalismo desde a adolescência. Atua há 18 anos com gestão e consultoria automotiva, auxiliando pessoas a comprar carros em ótimo estado e de maneira racional. É criador dos canais Autos Originais e Auto e Autos…

Autos Originais nas redes sociais:

@autosoriginais - https://www.instagram.com/autosoriginais/
@autoeautos - https://www.instagram.com/autoeautos/
@carrosegaragem.com.br - https://www.instagram.com/carrosegaragem.com.br/

Anuncie seu carro na Mobiauto 

Publicidade
Outras notícias
Publicidade