Trator da Porsche a diesel tem sistema de VW Fusca e preço de Jeep Commander

Modelo foi colocado à venda após restauração e chamou atenção na internet

Por
26.01.2025 às 13:11 • Atualizado em 30.06.2025
Modelo foi colocado à venda após restauração e chamou atenção na internet

Dirigir um modelo da Porsche pagando o mesmo preço de um Jeep Commander Blackhawk pode ser mais fácil do que se imagina. Ao menos quando se trata de um antigo trator fabricado pela marca alemã que está sendo vendido por R$ 330 mil.

Aqui tem cupom! E você pode vender seu carro na Mobiauto

Publicidade

O que chama a atenção no anúncio da Paito Motors – loja sediada no interior paulista e conhecida por vender carros de luxo - é o estado de conservação em que se encontra o trator Standart Star 219, fabricado pela Porsche em 1961.

Você também pode se interessar:

Uma das curiosidades desse exemplar é que ele foi um dos veículos atingidos pelas chuvas que inundaram várias cidades do Rio Grande do Sul em 2024. O trator chegou a ficar completamente submerso, condição que o obrigou a passar por uma extensa restauração que o deixou em estado de novo.

A empresa Closs & Kühne Engineering foi quem realizou toda a recuperação, tanto estética como de funcionamento do trator. Abaixo, é possível ver o antes e o depois:

Além do assento do motorista, o trator possui outros dois assentos nas laterais, ambos sobre os para-lamas. Toda a parte da lataria ganhou vida novamente, sem falar nos detalhes, como o suporte para manopla do câmbio feita em madeira.

Em termos de motorização, o Porsche Standart Star passa longe de esportivos consagrados da Porsche, como o icônico 911. O motor de apenas dois cilindros tem refrigeração a ar, como no Volkswagen Fusca. O propulsor desenvolve apenas 25 cv de potência e atinge velocidade máxima de 40 km/h (mais que suficiente para as tarefas no campo). O câmbio é manual.

O trator da Porsche possui placa preta de veículos de coleção e rodou apenas 18 km após ser restaurado, de acordo com o anúncio. As rodas são de aço de 16 polegadas na dianteira e 28” na traseira.

A raridade do modelo revela outro detalhe do passado entre a Porsche e o Brasil. Na primeira metade da década de 1950, o país ainda dependia bastante do café e precisava otimizar a sua produção e colheita. Foi aí que a Porsche entrou em cena e enviou 220 unidades do trator P 312 para serem utilizados nas lavouras do país.

Desenvolvido pela Porsche e a Allgaier, especialmente para as plantações de cafés, o P 312 também tinha um motor de dois cilindros, mas movido a gasolina com 30 cv de potência, que atingia apenas 25 km/h de velocidade máxima.

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Por

- Repórter

Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.

Publicidade
Outras notícias
Publicidade