Toyota Yaris Cross terá item de luxo que faltou no Corolla Cross
Apesar de menor e posicionado abaixo do modelo já vendido no Brasil, Yaris Cross terá freio de estacionamento eletrônico
Uma das maiores críticas que o público tem a respeito do Toyota Corolla Cross é o sistema de freio de estacionamento. O modelo utiliza um sistema típico dos Estados Unidos e que nunca foi muito difundido no Brasil: a alavanca no pé.
Para estacionar o veículo, após a completa parada, é necessário acionar uma alavanca posicionada bem próxima à coluna do lado esquerdo do habitáculo. Apesar de confiável, o item parece atrasado em relação a concorrência, mas a Toyota pretende arrumar isso.
Também pode te interessar:
- Flagra: Toyota Yaris Cross nacional sai da toca e visual nem é tão segredo
- Toyota Yaris Cross pode reviver drama de donos do Honda Fit
- Nova VW Saveiro terá lançamento adiado e culpa é do carro popular
- Avaliação: Ram Rampage R/T é foguete que a Fiat Toro queria ter sido
O Yaris Cross, futuro SUV compacto híbrido flex, que a Mobiauto revelou com exclusividade qual será a motorização, terá uma solução muito mais moderna. O modelo contará com freio de estacionamento eletrônico, item presente apenas em modelos como RAV4 e Camry, considerando apenas os Toyota. Vale lembrar que Corolla, Corolla Cross, Hilux e SW4 usam sistema de alavanca.
Como é o Yaris Cross
No mercado indonésio, o Yaris Cross fará a ponte entre o Raizen, que é um SUV com porte de Fiat Pulse, e o Corolla Cross. Portanto, estamos falando justamente de um SUV compacto, que é a expectativa para o mercado nacional.
O Yaris Cross asiático tem 4,31 m de comprimento e entre-eixos de 2,62 m, além de 1,61 m de altura. Para efeitos de comparação, o Hyundai Creta tem 4,29 m de comprimento, 2,61 m de entre-eixos e 1,63 m de altura.
Em relação ao modelo europeu, o Yaris Cross asiático além de maior, apresenta design mais parrudo. A grade dianteira é claramente inspirada no Corolla Cross, mas as linhas de para-choque, caixa de rodas e capô passam maior sensação de robustez.
Já a traseira lembra bastante o irmão maior, como se antecipasse um facelift do Corolla Cross. As lanternas invadem a tampa do porta-malas, enquanto o para-choque parece bem rente ao final da lataria, o que pode causar prejuízos maiores em acidentes.
No interior, a Toyota aproveitou elementos já conhecidos, há painel parcialmente digital e central multimídia com tela de 10 polegadas flutuante. Ao menos para a Indonésia está prevista a presença de teto solar panorâmico e elétrico.
Lembra que dissemos que antecipamos a motorização do novo Yaris Cross nacional? Assim como o irmão maior Corolla Cross, o novo SUV compacto virá equipado com motor híbrido flex.
No entanto, contará com um propulsor 1.5 híbrido em vez do 1.8 híbrido usado no Corolla Cross e Corolla. A expectativa é que o conjunto mecânico entregue até 113 cv de potência combinada entre o 1.5 e o pequeno motor elétrico. Confira os detalhes da motorização neste link.
Quando começa a produção do novo SUV da Toyota
Nossas mais recentes apurações apontam mais precisamente quando será o início de produção em série (SOP, na sigla em inglês) do modelo: outubro de 2024. Assim, a chegada às ruas pode ocorrer ainda no fim do próximo ano, porém com chances de que o lançamento efetivo fique para o começo de 2025.
Documentos aos quais a Mobiauto teve acesso apontam que a Toyota vem trabalhando na adaptação e serviços pré-operacionais do complexo de Sorocaba para receber o novo produto pelo menos desde abril deste ano.
A marca já prepara treinamentos e trabalhos técnicos para implantação da nova linha, além de acionar fornecedores e preparar a fabricação de componentes específicos para o SUV. O prazo para finalização de todo esse processo é justamente setembro de 2024, para que na sequência a produção em série aconteça.