Toyota Corolla 2.0 (12ª geração): os principais problemas, segundo os donos
Atual geração do sedan médio manteve o histórico de carro confiável, mas donos se queixam de defeitos pontuais no acabamento do volante e na ignição
O Toyota Corolla é, na maioria dos casos, a primeira opção de compra de quem está em busca de um sedan médio confiável, bem equipado e fácil de revender. Esses atributos fazem do modelo o líder inabalável da categoria há anos – a ponto de fazer a concorrência praticamente desistir da disputa no segmento.
Dentre todas as qualidades do Toyota Corolla, a robustez mecânica é sempre lembrada pelo fato de o sedan praticamente não ter defeitos crônicos sérios no motor 2.0 flex aspirado com injeção direta de 177 cv de potência e no câmbio automático CVT com engrenagem física de arrancada e dez marchas simuladas.
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No entanto, como todo automóvel, o Toyota Corolla não está imune a problemas. De acordo com relatos no site Reclame Aqui e fóruns na internet, o sedan médio apresenta defeitos pontuais no câmbio CVT e na injeção direta do motor 2.0, além de mal funcionamento no carregador de celular por indução e infiltração no teto-solar.
Porém, as queixas mais recorrentes são relacionadas a falhas no acabamento do volante e no sistema de ignição do motor 2.0.
Confira os principais problemas do Toyota Corolla 2.0, segundo os donos:
Lucas Frasson/Mobiauto
1. Volante descascando
Os proprietários do Toyota Corolla relatam no Reclame Aqui que o volante do sedan médio descasca espontaneamente, mesmo em carros com baixa quilometragem e com histórico de manutenção em dia.
“Sou proprietário de um Toyota Corolla Altis 2021 e estou enfrentando o problema crônico no volante, que começou a descascar e esfarelar, mesmo com todos os cuidados de uso e conservação. Sempre realizei as manutenções e lavagens na concessionária Noma, de Maringá (PR), justamente para preservar a originalidade do veículo e evitar o uso de produtos inadequados. Inclusive, sempre utilizei a lavagem cortesia da própria concessionária, o que reforça que o defeito não se deve a mau uso. Mesmo assim, a Toyota recusou o reparo gratuito, alegando o fim da garantia contratual, ignorando o Código de Defesa do Consumidor (art. 26,3), que garante o direito à reparação de vício oculto, como é o caso aqui um defeito que se manifesta após algum tempo de uso, mas que tem origem na fabricação (sic)”, relata o consumidor de Paranavaí (PR), que não teve o nome divulgado pelo Reclame Aqui e nem a queixa respondida pela Toyota.
Relatos: caso 1, caso 2, caso 3, caso 4, caso 5
2. Ignição
Dificuldades para dar a partida no motor também são constantes para alguns donos do Toyota Corolla. Os casos vão desde carros que demoram ou não pegam de primeira até depoimentos de veículos que ficaram na rua e não davam a partida de jeito algum.
Pelos relatos, os problemas foram resolvidos com a troca de peças e conserto do motor de arranque. No entanto, alguns clientes se queixam da demora, tanto no diagnóstico quanto na resolução do problema.
“Adquiri um Toyota Corolla com o objetivo de ter um carro confiável, especialmente em relação à mecânica. Para isso, fiz um grande sacrifício financeiro, pois não é fácil adquirir um carro desse porte. Minha intenção era evitar qualquer problema, confiando na marca e no modelo. No entanto, após apenas 13.000 km rodados, o carro apresentou um problema de ignição. O defeito foi diagnosticado pela concessionária Osaka Pampulha (MG) em 24/03/25. Durante 12 dias, o carro ficou na concessionária para troca de várias peças, incluindo bico injetor e bomba de alta, mas infelizmente o problema persistiu”, conta o consumidor Lucas, de São José da Lapa (MG).
Neste caso, a Toyota entrou em contato com cliente para fazer os esclarecimentos necessários e “após contato com a concessionária e acompanharmos o seu caso, foi identificado necessidade de substituição de peças, o reparo do seu veículo foi devidamente efetuado em garantia conforme o manual do proprietário e entregue ao senhor no dia 05/05/25”. O consumidor destaca que a queixa foi resolvida após registrar a reclamação na plataforma Reclame Aqui, mas o problema foi solucionado, com direito a carro reserva durante o reparo do veículo do cliente.
Relatos: caso 1, caso 2, caso 3
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