SUV elétrico gigante que anda de ladinho será lançado no Brasil

BYD Yangwang U8 possui quatro motores elétricos para chegar aos 1.150 cv e foi criado para o off-road de luxo

Renan Rodrigues
Por
18.05.2023 às 14:25

A BYD surpreendeu o setor automotivo nacional ao anunciar em seu Instagram a chegada do Yangwang U8, um SUVão de luxo voltado para o off-road e que é carinhosamente chamado pelos internautas de BYD Defender. 

Após a postagem, a assessoria da marca no Brasil confirmou o lançamento do modelo, mas informou que, no primeiro momento, menos de 100 unidades serão importadas. Depois, a marca garante que irá estudar a importação recorrente. 

Publicidade

Você também poderá se interessar por:

aria-label="Imagem do conteudo da noticia" className='img-news-content'

O modelo na verdade se chama apenas U8, enquanto Yangwang é a designação para a submarca de luxo da BYD. A apresentação aconteceu no mês passado e chamou atenção do público pelo visual quadradão e pelas capacidades off-road. 

Anda sobre as águas e de ladinho

Um dos destaques das suas capacidades é a flutuabilidade. O U8 é capaz de flutuar e depois voltar a ser conduzido assim que as rodas encontrarem tração novamente. A marca informa que o ideal é não encarar rios e lagos, mesmo que o vídeo de apresentação diga o contrário, mas o modelo certamente se sairia bem nas enchentes das grandes cidades brasileiras. 

aria-label="Imagem do conteudo da noticia" className='img-news-content'

Para isso, a carroceira recebeu uma preparação especial para ser a prova d’água. Portanto, a água não invadirá a cabine e muito menos danificará os sistemas elétricos do veículo, que também são blindados contra água. 

Outra capacidade impressionante está relacionada aos pneus. O U8 é capaz de rodar a 120 km/h com um pneu furado. Isso é possível graças ao sistema de tração individual em cada roda, que responde 100 vezes mais rápido que sistemas tradicionais. 

aria-label="Imagem do conteudo da noticia" className='img-news-content'

Com isso, o U8 também é capaz de girar sobre seu eixo e andar literalmente de lado. Diferentemente do Hummer EV, que tem o chamado “crab walk” – andar de caranguejo, e desliza na diagonal, o U8 desliza lateralmente e pode desviar em 90 graus de obstáculos ou entrar em vagas. 

Por falar em obstáculos, o sistema DiSus-X controla ativamente a carroceria e a suspensão adaptativa para fazer o U8 pular obstáculos menores em suas aventuras fora de estrada. 

Inspirado no Defender

aria-label="Imagem do conteudo da noticia" className='img-news-content'

O visual é claramente inspirado no Defender, especialmente quando visto de lado. Segundo a BYD, a dianteira foi inspirada no cinturão de Kuiper, que está posicionado na borda do sistema solar. O resultado são os pontos cromados da grade. 

Na parte lateral, há microleds com formato bem diferente do que estamos acostumados. O desenho contorna os faróis principais e as luzes diurnas de LED, formando algo similar a letra S ou ao número dois. O conjunto óptico pode ser complementado com luzes auxiliares no teto. 

aria-label="Imagem do conteudo da noticia" className='img-news-content'

Na traseira, além das enormes lanternas com complemento na lateral do vidro, o destaque fica para o enorme estepe pendurado na tampa do porta-malas. No interior, as fotos mostram tudo coberto com couro marrom. Há cinco telas, incluindo uma para o passageiro dianteiro e duas para os que vão na segunda fileira, essas com 23,5 polegadas. 

O modelo terá sete lugares com disposição 2+2+3. Para comportar todos com conforto, o SUV tem 5.319 mm de comprimento, 2.050 mm de largura, 1.930 mm de altura e 3.050 mm de entre-eixos. 

aria-label="Imagem do conteudo da noticia" className='img-news-content'

Quatro motores

Para concretizar toda a capacidade off-road, incluindo o sistema de tração individual de cada roda, a BYD instalou quatro motores elétricos no U8, um em cada roda. Ao todo, eles geram 1.150 cv e 103,5 kgfm de torque. 

aria-label="Imagem do conteudo da noticia" className='img-news-content'

No entanto, as baterias são de apenas 49,05 kWh, o que para um carro desse porte é pouco. Tanto que a autonomia elétrica é de apenas 180 km. Para resolver esse problema, há um motor a combustão com função de carregar as baterias. Dessa maneira, com um tanque de 75 litros, o Yangwang U8 é capaz de rodar até 1.000 km. 

O pacote tecnológico, que é composto por todos os assistentes ao condutor (ACC, frenagem de emergência, alerta de tráfego traseiro, sensor de ponto cego etc.), inclui três lidares, 19 radares e 16 câmeras e, opcionalmente, uma estação de drone. 

Na China, o Yangwang U8 é vendido por 1.098.00 yuans, o equivale a mais de R$ 777 mil. O preço no Brasil ainda não foi revelado. 

Prefere os hatches com vocação esportiva, ainda que com um Renegade na garagem. Formado em jornalismo na Fiam-Faam, há 10 anos trabalha no setor automotivo com passagens pelo pioneiro Carsale, além de Webmotors e KBB.

Publicidade
Outras notícias
Publicidade