SUV do VW Golf vai estrear sistema híbrido de T-Cross e Nivus; entenda
VW T-ROC usa a mesma plataforma MQB que é a base para Tiguan, Golf e Taos
A nova geração do Volkswagen T-Roc já tem data para chegar: agosto de 2025. Mas o T-Roc não é e nem será vendido no Brasil. Por aqui, a única coisa que nos interessa não está também na plataforma MQB de VW Taos, Golf e Tiguan, mas sim no novo sistema híbrido que o SUV vai estrear semelhante ao do Toyota Corolla Cross.
De acordo com apuração da Autocar, um novo sistema HEV está pronto para estrear no T-Roc. E quem garante isso é o CEO global da VW, Thomas Schäfer, ao explicar que a montadora está "experimentando agora porque certas regiões estão migrando para HEVs [veículos elétricos híbridos plenos]".
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Que conclui direcionamento ao mercado sul-americano. "Precisávamos fazer isso de qualquer maneira, porque a América do Sul precisa de um sistema de transmissão HEV”, disse o CEO à Autocar.
Para bom entendedor, a tecnologia pode chegar sim ao Brasil, e os primeiros pois os cotados para estrear como híbridos por aqui são T-Cross e Nivus. Ambos usam a plataforma MQB A0, uma versão simplificada da MQB.
É aqui que entra a produção da plataforma MQB Hybrid na unidade da VW em São Bernardo do Campo (SP).
Como é o sistema híbrido leve da Volkswagen?
O novo T-Roc será o primeiro modelo da marca alemã a utilizar um sistema híbrido leve, mas diferente do que temos atualmente por aqui. Fiat Pulse e Fastback possuem um sistema elétrico de 12 V, que gera até 4 cv, mas fica somente responsável por substituir o alternador e o motor de arranque. Ou seja, o foco é a diminuição de poluentes e polpar combustível.
Já no sistema que será usado no T-Roc, tanto o motor a combustão como o elétrico são capazes de tracionar o veículo. Esse novo conjunto, conforme a Autocar, devem equipar também o Golf e Tiguan nos próximos dois anos.
O conjunto HEV da VW é parecido como o que já temos do Corolla Cross: motor elétrico (no SUV são dois motores elétricos) que pode auxiliar nas saídas e velocidades baixas, com um motor a combustão para fornecer potência para acelerações e velocidades mais elevadas. Assim, nesse tipo de híbrido, o veículo pode ser movido de forma independente por um tipo de energia ou em conjunto.
A VW usou o Golf e Golf Variant, ambos MK8, para testes no Brasil. A dupla foi utilizada para testar justamente o sistema eTSI da marca alemã. Nesse conjunto, há a presença de um motor elétrico e outro a combustão.
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Imagens: Reprodução/ Carscoops