Renault Sandero S Edition "substitui" RS com motor 1.0 a R$ 77.000

Série especial traz detalhes da versão esportiva que está prestes a sair de linha, mas motor 1.0 contradiz visual e a intenção de preservar o legado

Camila Torres
Por
05.11.2021 às 12:23

Atual ícone dos hot hatches nacionais do século 21, o Renault Sandero RS está com os dias contados. Por conta do Proconve L7, nova regra de emissões que entrará em vigor no Brasil em 2022, a fabricante deixará de produzir o motor 2.0 aspirado de quatro cilindros que equipa o esportivo. Por isso, ele dirá adeus.

A fim de manter viva parte do legado do modelo, pelo menos na parte visual, a marca francesa acaba de lançar a uma série especial do Sandero chamada S. Ela conta com elementos estéticos usados pelo RS. 

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Mas a pergunta que não quer calar é: o visual à la RS, só que com motor 1.0, será o suficiente para convencer os consumidores a pagarem R$ 76.790 no Sanderinho? Só o tempo irá dizer. 

O que os números já apontam é que o Sandero está descendo cada vez mais degraus no ranking de vendas. Com 424 emplacamentos em outubro, o hatch fechou o mês apenas na 43ª posição.

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O que muda no visual do Sandero S Edition? 

Esta é a terceira vez que o Sandero ganha uma série especial chamada S Edition. A primeira foi em 2009 e a segunda em 2013. 

Desta vez, o hatch recebeu uma nova dianteira inspirada no Sandero RS 2.0: grade superior com acabamento preto; tomada de ar inferior em colmeia; luzes diurnas e lanternas de LED; faróis escurecidos. Na lateral, os retrovisores recebem capa com acabamento em preto brilhante e as rodas são de aço com calota de 15 polegadas. 

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No habitáculo, detalhes em preto piano também se fazem presente, enquanto o teto conta com revestimento escuro. Os bancos recebem um novo acabamento, mas continuam usando tecido.

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Já o motor 2.0 de 150 cv, as rodas em liga leve de 17 polegadas e o ar-condicionado automático são itens que ficaram só no Sandero RS e, infelizmente, devem morrer com ele.

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Apesar da bela maquiagem e do alto preço cobrado, por baixo do capô o Sandero S Edition continua sendo um hatch popular e econômico. O motor 1.0 SCe três-cilindros 12V flex rende 82 cv (a 6.300 rpm) e 10,5 kgfm (a 3.500 rpm), mas não oferece qualquer resquício de esportividade.

Em compensação, faz 9 km/litro na cidade e 9,6 km/litro na estrada com etanol, sendo 13,3 km/litro na cidade e 13,9 km/litro na estrada abastecido com gasolina, segundo dados do Programa de Etiquetagem Veicular do Inmetro. 

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Renault Sandero S Editon: principais itens de série

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  • Ar-condicionado
  • Direção com assistência eletro-hidráulica
  • Vidros elétricos dianteiros com função “one touch”
  • Travas de portas e abertura do porta-malas com acionamento elétrico
  • Sensores de estacionamento traseiros
  • Quatro airbags (frontais e laterais) 
  • Central multimídia Media Evolution de 7 polegadas e sensível ao      toque, com Android Auto e Apple Carplay, acesso a Spotify, Waze, Google Maps      (Android Auto) e áudios de WhatsApp na tela, quatro alto falantes
  • Alerta do cinto de segurança do motorista 
  • Travas Elétricas 
  • Abertura elétrica do porta-malas 
  • Alarme perimétrico 
  • Isofix 
  • Sistema CAR - travamento automático a 6km/h 
  • Cinto de segurança dianteiro e traseiro de 3 pontos 
  • Indicador de troca de marcha 
  • Computador de bordo 
  • Desembaçador do vidro traseiro 
  • Banco em  Tecido 
  • Maçanetas internas na cor preta 
  • Maçanetas na cor da carroceria 
  • Retrovisor Manual 
  • Luzes diurnas em LED 
  • Bancos exclusivos 
  • Retrovisor na cor preto brilhante 
  • Lanternas traseiras com assinatura em LED 
  • Roda aro 15"

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A faculdade me fez jornalista, a vida me fez aficionada por carros esportivos e adrenalina. Unindo paixão e profissão, realizo a missão de conectar pessoas com o universo automotivo, mas confesso que já tentei pilotar um kart e não deu muito certo.

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