Porsche Cayenne elétrico vai carregar bateria sem precisar de cabo conectado
Tecnologia dispensa o uso de cabos para recarregar bateria como um carregador de celular por indução
A Porsche anunciou que vai em breve oferecer o carregamento por indução, mas não para celular, o que já realidade há um bom tempo, e sim para a bateria dos seus carros elétricos. O primeiro veículo de série com a tecnologia será o Porsche Cayenne elétrico.
O Cayenne não será o único a receber a tecnologia que inicia em 2025 no SUV e a partir de 2026 em outros modelos. Para demonstrar a tecnologia, a Porsche vai exibir um Cayenne EV com pintura fluorescente no Salão do Automóvel de Munique que acontece em setembro desse ano. Com o início da recarga por indução, a pintura fica iluminada pela enquanto a energia passa pelo SUV.
Você também pode se interessar por:
- Teste: Porsche Macan Turbo, de 639 cv, é um superesportivo para a família
- Porsche Carrera RS: como é acelerar um dos maiores mitos da história automotiva
- Lexus NX 450h+: SUV com coração de Toyota é econômico mesmo?
- Mercedes-AMG GLE 63S Coupé 2025: 5 destaques do SUV de R$ 1,3 milhão
Como funciona o carregador sem fio da Porsche?
Batizada de Porsche Wirelles Charging, a placa tem 117 cm de comprimento. 78 cm de largura e 6 cm de altura. A base pode ser instalada em estacionamentos cobertos ou ao ar livre, assim como garagens. Vale lembrar que a placa indutiva será vendida a parte do SUV elétrico.
Divulgação/Porsche
Para realizar o carregamento, a placa deverá ser posicionada entre as rodas dianteiras do veículo, onde está uma unidade receptora da energia. Basta alguns centímetros entre elas para que a recarga comece. Para isso, o Cayenne abaixa a suspensão automaticamente para iniciar o processo.
Recarga sem fio da Porsche é segura?
Caso algum animal ou objeto se coloque entre a placa e o assoalho do veículo, a recarga é interrompida. Todo o período de carregamento é informado pelo aplicativo da Porsche ou pelo painel e central do veículo.
No caso da placa ser instalada em locais abertos, a Porsche atesta sua segurança inclusive com proteção contra chuva e neve.
Divulgação/Porsche
Outro ponto é a possível passagem da roda por cima da placa, o que a montadora alemã garante não causar danos significativos.
Novo padrão de recarga
Além do carregamento por indução, o novo Cayenne EV também poderá contar com uma potência de recarga rápida (DC) de até 400 kW. Antes disso, Porsche Macan e Taycan já ofereciam 270 e 320 kW, respectivamente. Assim, o SUV poderá contar com até 400 kW em corrente contínua por um período da sua recarga.
Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp