Por que a BYD quer trocar a bateria de todos os seus carros?
BYD anuncia lançamento do projeto piloto de bateria sólida com previsão de chegar ao mercado após 2027
A BYD revelou nos últimos dias, durante o Fórum da Cúpula de Inovação e Desenvolvimento de Baterias de Estado Sólido, o lançamento da produção piloto das baterias de estado sólido de 20 Ah a 60 Ah. A previsão é que elas sejam apresentadas ao mercado até 2027 e que sua produção em massa comece em 2030.
A ideia da bateria unificada e não mais dividida em células, como antes, é uma maneira de solucionar uma das maiores críticas enfrentadas pelos carros elétricos: o alcance. Como referência, segundo o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), os carros elétricos da BYD com maior autonomia possuem entre 300 e 400 km de alcance.
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A pretensão da montadora chinesa é elevar a densidade de energia de 140 Wh/kg para 190 Wh/kg, que tornaria sua bateria sólida uma solução para que os carros elétricos tenham uma maior autonomia.
Atualmente, a BYD utiliza as o sistema de baterias Blade, que nada mais são do que várias lâminas (blades) com 90,5 centímetros de comprimento, 11,8 cm de altura e 1,35 cm de largura, compostas de fosfato de ferro-lítio, que por serem compactas, podem ser instaladas na transversal, ocupando metade do espaço comum das células.
O diretor técnico da empresa de lítio da BYD, Sun Huajun, contou que a nova geração de baterias usará eletrólitos de enxofre. E deverá, inicialmente, equipar os veículos elétricos de médio e alto padrão a partir de 2027 e apenas entre 2030 e 2032 a tecnologia deve chegar aos mais acessíveis da marca, já que a novidade é mais cara.
Ainda no evento do último fim de semana, o cientista-chefe e engenheiro-chefe automotivo BYD, Lian Yubo, reforçou que as baterias de LEP não serão eliminadas nos próximos 20 anos, lembrando da necessidade de veículos elétricos mais acessíveis no mercado.
Vale lembrar que outras montadoras também estão trabalhando em projetos de bateria sólida para render uma maior autonomia a seus carros. A Chery, por exemplo, já possui protótipos desse tipo e espera que seus veículos possam ter até 1.500 km de autonomia com apenas uma carga.
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