BYD quer ter mais de um modelo híbrido flex no Brasil; veja quais
Tecnologia já foi confirmada para o Song Pro, mas novidade não deverá parar no SUV
O novo BYD Song Pro será o primeiro híbrido flex da marca no Brasil. O modelo, apresentado em outubro de 2025, estreará ainda em 2026. No entanto, o SUV não deverá ser o único a utilizar essa tecnologia voltada ao mercado brasileiro.
Alexandre Baldy, vice-presidente da BYD no Brasil, afirmou recentemente que para se tornar um híbrido flex, o Song Pro receberá uma nova plataforma. Ao ser questionado se essa nova base também poderá ser utilizada em outros produtos da marca, o executivo comentou: “Eu acredito que sim, porque certamente o time de desenvolvimento projetará os carros da BYD, que são super híbridos, com a tecnologia flex fuel, porque é uma realidade exclusiva do Brasil, mas muito forte”.
[componente-buscar-veiculos]
Você também pode se interessar por:
- Novo BYD Song Pro chega neste ano e pode ter mais novidades além das mudanças visuais
- BYD inaugura fábrica no Brasil e Song Pro híbrido flex será primeira aposta
- BYD Song Pro com isenção para PCD fica mais barato que VW Tera completo
- Linha 2026 da BYD está com descontos de até R$ 57 mil; veja preços e condições
Quais serão esses modelos?
Picape do Song Pro
Um desses modelos poderá ser a nova picape da BYD, apelidada de Song Pro picape. Segundo o colega Marlos Ney Vidal, do portal Autos Segredos, a picape estreará no país com motorização híbrida flex. Com a informação, há o indício que o utilitário será construído sobre a nova plataforma.
O modelo já foi registrado em testes no país e competirá com Fiat Toro, Ram Rampage, Ford Maverick e as também futuras Volkswagen Tukan e Renault Niagara. A estreia com a possibilidade de ser abastecida com etanol seria uma estratégia da picape para não ficar atrás da concorrência, isso porque, a Toro já tem a tecnologia, e a expectativa é que o mesmo ocorra com a Tukan e a Niagara.
Reprodução/Placaverde
Seu motor ainda é um mistério, mas segundo o portal chinês Auto Home, seu propulsor elétrico será posicionado no eixo traseiro para atuar como um sistema de tração integral.
Outro detalhe da picape será a suspensão traseira multilink com molas helicoidais, sistema parecido com o utilizado pela Fiat Toro e a Renault Oroch. Essa concepção favorece a dinâmica do veículo, mas limita a capacidade de carga se comparado ao esquema de eixo rígido com molas semielípticas. Já a sua cabine terá elementos dos Song Pro e Song Plus.
Vale ressaltar que a Ford Maverick é a única picape intermediária com motorização híbrida no país, mas isso mudará graças a chegada do sistema de 48V da Fiat Toro que acontecerá ainda em 2026. Com isso, para que a BYD consiga uma boa parte das vendas do segmento, a fabricante deverá lançar a picape o quanto antes. Sua chegada deverá ocorrer entre 2026 e 2027.
BYD King
Uma outra possibilidade está no BYD King ganhar o sistema flex. O sedan híbrido chega pré-montado da China em regime SKD para ser finalizado na fábrica de Camaçari (BA). Além disso, o King utiliza o conjunto mecânico DM-i do Song Plus, indicando a possibilidade de receber a tecnologia flex para funcionar com etanol.
Vale ressaltar que o principal rival do King é o Toyota Corolla, o precursor do sistema híbrido flex. No entanto, o King é um híbrido plug-in, ou seja, necessita de recarga externa elétrica para resultar em uma maior autonomia combinada. Já o Corolla é híbrido pleno, e tem a bateria recarregada pelo motor a combustão, dessa forma, não precisa ser conectado na tomada.
Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp