Novo Nissan Kicks é econômico com motor de Kardian, mas peca no preço
Nova geração do Nissan Kicks evoluiu muito em equipamentos, segurança, acabamento e dirigibilidade
O novo Nissan Kicks finalmente chegou ao Brasil. Depois de muitos flagras e expectativa, a nova geração do SUV da marca japonesa está disponível nas concessionárias do país. O modelo será vendido em quatro versões com preços entre R$ 164.680 e R$ 199.990.
Acesse esse outro link conhecer o novo Nissan Kicks em detalhes e xx fotos exclusivas. Para se inteirar a respeito da oferta de versões e equipamentos o link é este. Isso posto, a Mobiauto teve a oportunidade de guiar o SUV por alguns quilômetros em uma pista de teste, que não é o ambiente mais apropriado, mas o suficiente para compartilhar as primeiras impressões abaixo.
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Novo Nissan Kicks tem porte de Jeep Compass
O Nissan Kicks parece maior. E aqui não estou falando das medidas, ao menos não ainda, o modelo passa a ter porte de carro maior e presença, graças as novas linhas, mais largas, retas e com truques que colaboram para o “size impression”.
No entanto, também é um fato que ele está melhor. Confira abaixo as medidas em relação a Creta, HR-V e Jeep Compass, que são alguns dos rivais que a Nissan quer competir.
Modelo | Novo Nissan Kicks | Jeep Compass | Hyundai Creta | Honda HR-V |
Comprimento | 4.334 mm | 4.404 mm | 4.300 mm | 4.340 mm |
Largura | 1.800 mm | 1.819 mm | 1.790 mm | 1.790 mm |
Altura | 1.595 mm | 1.625 mm | 1.620 mm | 1.590 mm |
Entre-eixos | 2.656 mm | 2.636 mm | 2.610 mm | 2.610 mm |
Portanto, entre os possíveis rivais - lembrando que este texto foi escrito antes da revelação dos preços, o novo Nissan Kicks tem o maior entre-eixos e só perde no comprimento para o Compass.
Isso é reflexo da invasão dos chineses. Antes, o Jeep Compass era considerado médio, agora já é medio-compacto. Com o Kicks bagunçando um pouco mais as coisas, é possível que esse tamanho seja o novo padrão para SUVs compactos.
Afinal, há uma nova leva também de compactos, ocupada por VW Tera, Fiat Pulse e Renault Kardian.
Novo Nissan Kicks anda menos que anterior
Os números frios não mentem. O antigo Nissan Kicks com motor 1.6 aspirado de 113 cv e 15,3 kgfm - já com reduções pelas emissões de poluentes, faz de 0 a 100 km/h na casa dos 12 segundos.
O novo Nissan Kicks, equipado com motor 1.0 turbo de 125 cv e 22,4 kgfm de torque com câmbio automatizado de seis marchas, o mesmo do Kardian, faz a mesma arrancada em 12,6 segundos. É pior, mas não parece. Há uma série de fatores envolvidas.
O primeiro é o peso. O Kicks Play pesa até 1.142 kg, enquanto a segunda geração chega a até 1.779 kg no México, por aqui, por conta do motor menor, deve pesar um pouco menos. No entanto, certamente será entre 400 kg e 500 kg a mais.
O torque aparece mais cedo no Novo Kicks, o que condiz com as impressões de melhoria no uso urbano, nas arrancadas até os 50 km/h ou pouco mais. Enquanto o antigo Kicks tem o torque máximo na casa dos 4.000 rpm, o que auxilia o modelo nas arrancadas mais longas - ainda que também fosse criticado pelo desempenho.
O grande problema para o Nissan Kicks é que na versão topo de linha seguirá atrás de rivais, conforme abaixo:
Jeep Compass Sport
- 1.3 turbo de 176 cv e 27,5 kgfm de torque
- 0 a 100 km/h em 8,8 segundos
Volkswagen T-Cross Highline
- 1.4 turbo de 150 cv e 25,5 kgfm de torque
- 0 a 100 km/h em 8,6 segundos
Honda HR-V Touring
- 1.5 turbo de 177 cv e 24,5 kgfm de torque
- 0 a 100 km/h em 8,9 segundos
Hyundai Creta Ultimate
- 1.6 turbo de 193 cv e 27 kgfm de torque
- 0 a 100 km/h em 7,8 segundos
Novo Nissan Kicks é mais econômico que o anterior
A boa notícia é que o consumo de combustível melhorou. O motor com cilindrada menor e concepção mais moderna melhorou um pouco o consumo do SUV.
Veja os números do Inmetro:
Novo Nissan Kicks (1.0T DCT)
- Cidade: 8,3 km/l com etanol e 11,7 km/l com gasolina
- Estrada: 9,9 km/l com etanol e 14,3 km/l com gasolina
Nissan Kicks Play (1.6 CVT)
- Cidade: 7,8 km/l com etanol e 11,3 km/l com gasolina
- Estrada: 9,4 km/l com etanol e 13,7 km/l com gasolina
Além disso, além do consumo menor, o novo Nissan Kicks terá de parar menos nos postos, já que o tanque está maior, passando de 41 litros para 48 litros.
Novo Nissan Kicks é referência em acabamento e conforto
O novo Nissan Kicks vai elevar o patamar em acabamento. Materiais macios e tecidos em BO parte da dianteira da cabine. Nível superior ao acabamento presente no Jeep Renegade, antiga referência desse segmento.
O comportamento de suspensão é exemplar, não chega a ser melhor que do Jeep Renegade, especialmente no comportamento em curvas, mas está em um patamar muito similar.
A lista de equipamentos também é exemplar. Painel digital, central multimídia, teto solar, freio de estacionamento eletrônico e sistema ADAS completo. Pelo posicionamento de preço, fica faltando ajuste elétrico do banco do motorista, retrovisor antiofuscante e ar-condicionado de duas zonas.
Novo Nissan Kicks vai ser líder de vendas?
O Nissan Kicks teria predicados para brigar pelas vendas no mercado de varejo. O número de lojas e capacidade produtiva é parelho com Honda e Hyundai, que dominam o varejo com HR-V e Creta.
No entanto, é difícil ver um cenário em que a marca ainda supere Volkswagen T-Cross e Chevrolet Tracker. Apesar de se encontrar em um patamar acima como produto.
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