Novo Fiat Panda será o Mobi que queríamos no Brasil com raízes do Uno

Chefão da marca italiana confirmou a chegada do compacto que ficará abaixo do Fiat Grande Panda

Vinicius Moreira
Por
21.02.2025 às 20:23 • Atualizado em 25.04.2025

A Fiat na Itália terá um Mobi para chamar de seu, mas vai demorar um pouco. O CEO global da Stellantis, Olivier François, confirmou a quarta geração do Panda, um compacto que ficará abaixo do recém-lançado Grande Panda e terá inspiração no passado.

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Diferente do Grande Panda, que é um modelo global e servirá de base para modelos da Fiat que chegarão ao Brasil, o Panda foi garantido para 2030 com a plataforma STLA City, que atualmente equipa o Fiat 500e, ou seja, já temos uma ideia de que o modelo poderá ter medidas de subcompacto, como o nosso Mobi.

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Além disso, o Olivier deu pistas de como será o visual do Panda:

“Espero que o design do substituto do Panda seja um pouco mais próximo do modelo original dos anos 80”, contou o CEO à Auto Express.

Vale lembrar que o Panda dos anos 80 é uma espécie de primo italiano do nosso Fiat Uno, além do Panda da terceira geração ter emprestado parte da linguagem visual para a última geração do Uno no Brasil.

"Faremos um Panda do segmento A [Grande Panda é segmento B], talvez não neste ano, ou no próximo, mas depois disso.", afirmou François.

“A plataforma do Smart Car era perfeita para a Fiat, mas não posso ir além de quatro metros, que é o Grande Panda”, completa o CEO.

Por isso, o novo Panda terá medida de 3,6 metros de comprimento, cerca de 30 cm mais curto que o Grande Panda, mas 4 cm a mais que o nosso Fiat Mobi.

Sobre a possibilidade do Panda chegar ao Brasil, o CEO confirmou o carro para Itália, por enquanto, mas deixou as portas do compacto abertas para outros países.

“Carros do segmento A na Itália são essenciais, mas todos os carros têm que ser globais e não há muito mercado para carros desse tamanho em outros lugares, o que torna isso um desafio.”

No caso do Brasil, o desafio de mercado seria para equalizar o custo do projeto, já que em termos de tamanho, o Fiat Panda poderia ser o novo Fiat Mobi. Como a essência do projeto é de um carro simples e econômico, o Mobi tem exatamente essa receita para rodar nas ruas brasileiras.

Quando o assunto é o propulsor do novo Panda, é possível que ele tenha variantes híbridas e elétricas, assim como o irmão maior Grande Panda. Também pode ser que o Panda seja vendido apenas a combustão, com o motor 1.2 de três cilindros que entrega até 100 cavalos de potência e tem um câmbio automático de dupla embreagem.

Créditos: Ilustração @avarvarii/ Auto Express

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Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.

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