Nova Volkswagen Tukan terá versão híbrida no Brasil
Depois do nome, a picape com porte intermediário teve mais um detalhe revelado pela marca
O nome Volkswagen Tukan foi revelado com exclusividade pela Mobiauto e posteriormente confirmado de forma oficial pela marca. Agora, é possível afirmar que a picape terá ao menos uma versão híbrida oferecida.
Durante o evento de anúncio do patrocínio das Seleções Brasileiras por parte da montadora, o CEO da Volkswagen Brasil, Ciro Possobom, foi entrevistado pelo programa “Automobilismo Goiás” e falou sobre a chegada da Tukan:
“A Tukan chega em um segmento inédito. Então, não posso dar grandes detalhes, a gente anunciou que todos os carros terão uma versão híbrida, a Tukan com certeza vai ter uma versão”, revelou o CEO, indicando o futuro eletrificado da picape.
[componente-buscar-veiculos]
Você também pode se interessar por:
- Segredo: VW Tukan já tem data de lançamento definida; veja quando ela chega
- Por que a VW Saveiro vai deixar de ser fabricada no Brasil
- VW Tukan: marca alemã confirma nome da sua nova picape para Brasil
- VW Tukan é a nova picape que vai rivalizar de uma vez só com Strada e Toro
A primeira parte da fala do executivo e refere a Volkswagen ter confirmado que todos os seus carros desenvolvidos no Brasil terão ao menos uma versão híbrida a partir deste ano.
Como a Tukan será produzida em São José dos Pinhais (PR), na mesma linha de montagem que o VW T-Cross e Virtus. Porém, a montadora também já revelou que o primeiro híbrido sairá de São Bernardo do Campo (SP), no polo Anchieta.
Projeção/@kdesignag
Outros componentes entram nessa receita da Tukan. Acontece que já revelamos as versões da picape, que serão três: uma cabine simples e duas cabine-dupla. Na versão com cabine simples, a Mobiauto já apurou que a Tukan vai herdar o motor da Saveiro, o 1.6 aspirado de até 116 cavalos.
Então, fica a expectativa para uma das configurações com cabine estendida receber o sistema híbrido. Nesse sentido, tanto o sistema híbrido leve quanto o híbrido pleno fazem sentido para a picape.
Funciona assim, no híbrido leve, a picape vai combinar o motor a combustão a um sistema elétrico que não traciona as rodas de forma isolada, mas auxilia o propulsor a economizar combustível e melhorar o consumo de gasolina ou etanol.
Já no sistema híbrido pleno, a picape terá um sistema elétrico mais atuante, capaz não só de ajudar a diminuir o consumo de combustível e níveis de emissões, como tracionar as rodas da Tukan de fato. Nesse caso, a bateria que alimenta o motor elétrico é um pouco maior (mais capacidade de kWh) e é recarregada pelo motor térmico e frenagens.
Para o motor a combustão, o mais provável é que o prometido 1.5 TSI Evo 2 finalmente chegue ao Brasil. O propulsor é uma evolução do 1.4 TSI e oferece os mesmos 150 cv e 25,5 kgfm de torque. No entanto, o novo motor consegue atuar com o sistema elétrico.
Junto do nome Tukan, a Volkswagen também revelou o ano de chegada da picape: 2027. Na apuração mais recente da Mobiauto, chegamos a data mais precisa que é o mês de janeiro do próximo ano em que o modelo chegará por aqui.
Prejeção: KDesignAG
Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp