Nova Chevrolet S10 será uma Colorado com adaptações à moda brasileira

Picape será irmã gêmea do recém-lançado modelo americano, mas com itens exclusivos para nosso mercado e companhia do SUV Trailblazer

Renan Rodrigues
Por
05.08.2022 às 10:50

Na última semana, a General Motors revelou nos Estados Unidos a nova geração da Chevrolet Colorado, picape considera compacta no mercado de lá, mas que aqui tem dimensões de picape média. E se prepare, porque será este modelo, com poucas mudanças, que será vendido no Brasil como nova geração da S10 nos próximos anos.

S10 e Colorado já eram irmãs de plataforma na geração atual, denominada 31XX. Porém, cada uma contava com uma carroceria diferente sobre o chassi de longarina. A partir dessa troca de geração, até as “cascas” serão compartilhadas entre ambas, em uma atualização da mesma base chamada pela GM de 31XX-2.

Publicidade

aria-label="Imagem do conteudo da noticia" className='img-news-content'

Podemos afirmar que a nova S10 brasileira, prevista para ser lançada em 2024, será praticamente idêntica à nova Colorado. Mas, como bem lembrou o amigo Marlos Ney Vidal, do site Autos Segredos, haverá diferenças estéticas, mecânicas e de equipamentos. 

Anuncie seu carro na Mobiauto

Peculiaridades do Brasil

aria-label="Imagem do conteudo da noticia" className='img-news-content'

Primeiro, devemos considerar algumas obrigações legais brasileiras. A dianteira deve receber o que é chamado de “farol assimétrico”, que nada mais é do que ter um facho mais “curto” no lado esquerdo e mais “longo” do lado direito.

Esse é um padrão europeu que foi adotado no Brasil em 1957 e serve para que o motorista tenha uma visão melhor das laterais da estrada. Outra mudança que quase sempre se faz necessária em carros importados é a cor do pisca, que deve ser âmbar no Brasil.

aria-label="Imagem do conteudo da noticia" className='img-news-content'

Além disso, tanto a legislação quanto o uso prático de picapes tem características bem distintas entre Brasil e Estados Unidos. Lá, a GM já anunciou que utilizará, neste primeiro momento, apenas um motor 2.7 turbo a gasolina, com 310 cv de potência e 60 kgfm de torque. 

É impensável que a Chevrolet abandone o motor a diesel por aqui, até porque há um fator de lei envolvido. Em nosso mercado, apenas veículos a diesel podem ser homologados com mais de 1 tonelada de capacidade de carga.

aria-label="Imagem do conteudo da noticia" className='img-news-content'

E sabemos que, para o brasileiro, é importante ter uma picape que aguente carregar muito peso na caçamba, enquanto o americano dá preferência à força de reboque.

Algo que talvez também passe por mudanças é a oferta de carrocerias. Na antiga geração, os Estados Unidos tinham uma Colorado com cabine simples, estendida, dupla e dupla estendida. Porém, essa nova geração foi apresentada apenas com a cabine dupla convencional. No Brasil, a GM deve seguir oferecendo configurações cabine simples e dupla.

Leia também: Avaliação: Jeep Gladiator cobra R$ 500.000 para ser uma picape raiz

O que mais vai mudar?

aria-label="Imagem do conteudo da noticia" className='img-news-content'

Segundo o Autos Segredos, para agradar o público brasileiro, a Chevrolet deverá criar detalhes estéticos exclusivos nos para-choques dianteiros e traseiros. No mais, teremos basicamente a mesma picape que os americanos. 

Vala lembrar que a atual S10 foi desenvolvida no Brasil e teve aplicação global, com claras diferenças visuais e de ofertas de motores de acordo com cada mercado. Curiosamente, apesar do projeto ter sido tocado localmente, a estreia aconteceu na Tailândia como Isuzku D-Max. 

aria-label="Imagem do conteudo da noticia" className='img-news-content'

Visualmente, a nova S10 (Colorado) está com a frente mais alta e quadrada, graças ao novo desenho do capô. O para-choque recebeu linhas mais agressivas e os faróis estão bem afilados. A lateral tem linhas mais encorpadas, dando a impressão de uma picape mais musculosa. A traseira recebeu novos detalhes, mas continua com linhas retas.

O interior é completamente novo, com direito a central multimídia flutuante, cluster de instrumentos digital e consolo elevado com freio de estacionamento eletrônico.

Leia também: Chevrolet Blazer EV quebra banca com 565 cv e multimídia maior que notebook

Novo Trailblazer

aria-label="Imagem do conteudo da noticia" className='img-news-content'

Ainda de acordo com o Autos Segredos, a GM decidiu manter no projeto o SUV Traiblazer, apesar de este ser constantemente obliterado pelo rival Toyota SW4 e, mais recentemente, pelo Jeep Commander

O SUV de sete lugares seguirá usando a mesma base, cabine, motorização e acabamento da S10, porém com a carroceria fechada no lugar da caçamba para comportar uma terceira fileira de assentos mais porta-malas. Estas projeções de como poderia ficar o seu visual são do canal americano no YouTube Theottle.

aria-label="Imagem do conteudo da noticia" className='img-news-content'

O lançamento dos dois modelos faz parte de um plano de investimentos de R$ 5 bilhões anunciados pela GM para a fábrica de São José dos Campos (SP) em 2019. O valor será usado para desenvolver os produtos localmente e modernizar o complexo a fim de produzi-los. 

Inicialmente, o ciclo estava previsto para terminar em 2024, ano previsto para o lançamento da S10 de terceira geração e do novo Trailblazer. Porém, devido à pandemia do coronavírus, o projeto pode acabar adiado para o ano seguinte.

Imagens: Divulgação/General Motors e Reprodução/Theottle

Você também pode se interessar por:

Chevrolet Silverado vai voltar ao Brasil com motor V8 para matar o Camaro
Chevrolet Blazer: por que o lendário SUV da GM fez tanto sucesso?
Avaliação: Chevrolet S10 Z71 é a mais “malvada” das S10 já feitas
Um ano atrasado, novo Chevrolet Bolt abre porteira de elétricos da GM

Prefere os hatches com vocação esportiva, ainda que com um Renegade na garagem. Formado em jornalismo na Fiam-Faam, há 10 anos trabalha no setor automotivo com passagens pelo pioneiro Carsale, além de Webmotors e KBB.

Publicidade
Outras notícias
Publicidade