Marcas de carro não estendem garantia na 2ª onda da pandemia

Apenas cinco de 20 empresas consultadas pela Mobiauto estenderam o prazo de manutenção do carro no pior momento da crise do coronavírus no país

Camila Torres
Por
07.04.2021 às 15:21

A pandemia do coronavírus se alastrou com tanta velocidade no Brasil em 2021 que o jeito foi desacelerarmos até esperar a vacina chegar e a onda passar. Há mais de um ano estamos nos acostumando com uma nova forma de viver e sobreviver. 

Muitos setores tiveram seus serviços impactados. Nosso país, especialmente, segue dividido entre a adoção do lockdown para diminuir a velocidade de contágios e, consequentemente, de mortes, e a necessidade ou sanha de manter serviços em funcionamento para não falir. 

Publicidade

Anuncie seu carro sem pagar na Mobiauto

aria-label="Imagem do conteudo da noticia" className='img-news-content'

A situação é praticamente a mesma de março ou abril de 2020. Hospitais, delegacias, mercados são alguns dos serviços essenciais que continuam funcionando. Entre eles, também estão as oficinas mecânicas. Igrejas, escolas, academias, shoppings, concessionárias e até empresas multinacionais estão de portas fechadas. Depois do método “faça você mesmo”, agora temos o “faça tudo na sua casa”. 

Porém, ano passado as fabricantes se mostraram mais benevolentes, estendendo prazos de revisão e garantia para todos os clientes que não conseguissem agendar sua revisão para a data indicada, ou não se sentissem seguros para sair de casa. Agora, o cenário é bem diferente.

Leia também: Novo Jeep Compass diesel de 200 cv será assim, mas só chega em junho
 

Marcas que estão oferecendo garantia estendida

aria-label="Imagem do conteudo da noticia" className='img-news-content'

Nossa redação entrou em contato com mais 20 marcas de carros para saber como suas respectivas oficinas estavam funcionando e se iriam estender o prazo de manutenção e garantia para aqueles clientes que não quisessem ou se sentissem seguros para sair de casa num momento em que estamos com UTIs lotadas e mais de 4 mil mortes diárias devido à covid-19.

Audi, Bmw, Caoa Chery, Chevrolet, Citroën, Fiat, Honda, Hyundai, Jaguar, Jeep, Kia, Land Rover, Lexus, Mercedes-Benz, Mini, Mitsubishi, Nissan, Peugeot, Renault, Suzuki, Toyota, Volkswagen e Volvo, todas as empresas consultadas afirmaram que sua rede segue funcionando para serviços de manutenção e restrição, com algumas restrições.

Leia também: Novo Jeep Compass: 5 coisas que queríamos que mudasse no SUV

De todas elas, apenas o grupo HPE, representante de Mitsubishi e Suzuki no país, está operando com horários reduzidos. Mas todas as oficinas das marcas consultadas vêm pedindo para que os clientes agendem antes o horário de atendimento, para assim evitar aglomerações e tempo de espera. 

Algumas marcas também relataram estar com a equipe reduzida. Porém, poucas estão oferecendo prazo ou garantia do carro estendida. Dentre as que flexibilizaram o prazo estão apenas três marcas japonesas, uma coreana e uma francesa.

HPE: Mitsubishi e Suzuki oferecem extensão de dois meses no prazo de revisão e garantia, a contar a partir do final do período de lockdown. A fabricante afirma, ainda, que haverá a possibilidade de prorrogar o prazo.

Nissan: outra que decidiu repetir a prática do ano passado foi a Nissan. A marca está oferecendo flexibilização de três meses tanto para manutenção quanto para garantia.

Renault: a marca francesa prorrogou o prazo de revisão manutenção e garantia para até 01 de junho. 

Kia: a marca sul-coreana também aderiu a flexibilização dos perídos de manutenção, revisão e garantia. A Kia estendeu o prazo por três meses, a contar a partir do dia 05 de abril.

Leia também: Chevrolet Tracker PCD 2022 existe no catálogo, mas não nas lojas
 

Marcas que estão avaliando caso a caso 

A segunda onda da pandemia, como já dissemos, vem sendo marcada por recordes de mortes e pelo quase colapso do sistema de saúde brasileiro, o que levou diversos estados a adotarem medidas mais restritivas durante a fase mais tensa da pandemia.

Em cidades como São Paulo, apenas estabelecimentos que oferecem serviços essenciais puderam continuar de portas abertas. A famosa metrópole que não dorme teve que apagar as luzes mais cedo. 

Neste cenário, os carros passaram a funcionar muitas vezes como um veículo para transporte das compras do mercado para casa do que qualquer outra coisa. Para muitos, este é o único estabelecimento ainda frequentado nos últimos tempos. 

Leia também: Carros mais vendidos em março: Onix tem pior mês em quase 6 anos

Isso significa uma redução significativa da quilometragem rodada. E, para muitos, ter que se deslocar a uma concessionária e ainda deixar o automóvel nas mãos de terceiros para uma revisão pode representar um risco desnecessário.

Cientes disso, algumas fabricantes estão analisando caso a caso a possibilidade de extensão do período de manutenção e garantia do carro, o cliente deve entrar em contato com sua concessionária para que seu pedido seja analisado. 

Citroën

Fiat

JAC

Jeep

Mercedes-Benz

Peugeot

Ram


Marcas que não estão oferecendo garantia estendida

aria-label="Imagem do conteudo da noticia" className='img-news-content'

Audi, Hyundai, Toyota, Lexus e Volvo afirmaram que não vão estender o período de garantia como fizeram em 2020. As fabricantes frisaram que estão seguindo todos os protocolos de segurança, como uso de máscaras, distanciamento social, redução de capacidade e disponibilização de álcool em gel no local. 

Leia também: Estes são os últimos SUVs abaixo de R$ 100 mil

Toyota, Lexus e Volvo: irão manter os períodos de revisão, manutenção e garantia originais, já que as oficinas não pararam de funcionar no último lockdown. 

Audi: com as oficinas funcionando normalmente, a marca não entende como necessidade a extensão do período de revisão e garantia, continuando apenas a oferecer tolerância de um mês ou 1.000 km para manutenção.

Hyundai: não oferece prazo de garantia estendido, já que a oficina continua prestando serviço diariamente, mas informa que poderá conceder extensão pontual para os veículos que apresentarem problemas de qualidade, confirmados por diagnóstico e cuja garantia expirou durante o lockdown. 

Leia também: VW Taigo é o Nivus europeu, mais esportivo e com grade que acende


Marcas que não responderam

Questionadas sobre a flexibilidade do prazo de manutenção e garantia para este período de agravamento da pandemia no Brasil, as marcas abaixo até o momento não apresentaram um posicionamento para nossa equipe. 

Chevrolet, Volkswagen e BMW responderam o contato esclarecendo que as oficinas continuam funcionando já que são consideradas um serviço essencial, mas não informaram se vão flexibilizar os prazos de manutenção e garantia. 

● BMW

● Caoa Chery

● Chevrolet

● Honda

● Porsche

● Volkswagen


Talvez você também se interesse: 

Jeep de 7 lugares: vimos SUV de perto e desvendamos alguns segredos
Os SUVs que mais ganharam ou perderam valor em um ano de pandemia
Estes são os últimos SUVs abaixo de R$ 100 mil
Carro elétrico: 12 dúvidas muito comuns que todo mundo tem sobre ele

A faculdade me fez jornalista, a vida me fez aficionada por carros esportivos e adrenalina. Unindo paixão e profissão, realizo a missão de conectar pessoas com o universo automotivo, mas confesso que já tentei pilotar um kart e não deu muito certo.

Publicidade
Outras notícias
Publicidade