Jeep Renegade Turbo 2025: o que você deve saber antes de comprar um

Versão de entrada do SUV tenta compensar a retirada de equipamentos com bom desempenho e dinâmica afinada

GS
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08.03.2025 às 20:15 • Atualizado em 29.04.2025
Versão de entrada do SUV tenta compensar a retirada de equipamentos com bom desempenho e dinâmica afinada

Lançado há uma década, o Jeep Renegade segue como uma das opções mais interessantes entre os SUVs compactos do mercado brasileiro. Em sua versão de entrada, o Renegade Turbo (parte de R$ 118.990) tenta compensar a falta de acessórios triviais para um carro de sua categoria com o bom desempenho do motor 1.3 turboflex e a dirigibilidade muito bem acertada.

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Além disso, o SUV aposta em alguns refinamentos técnicos que parte dos seus concorrentes não oferece, como freios a disco nas quatro rodas, suspensão traseira multilink e freio de estacionamento eletrônico, além de acabamento acima da média e visual carismático.

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Aproveitamos o feriado de Carnaval para avaliar o SUV em uma viagem pelo litoral norte do estado de São Paulo, na qual rodamos mais de 700 km em trajetos urbanos, rodoviários e até mesmo incursões em trilhas leves para chegar em praias mais afastadas da civilização.

De cara, podemos dizer que o motor 1.3 turboflex fez muito bem ao Renegade, proporcionando performance adequada a um carro de quase 1.500 kg, porém, sem penalizar muito o consumo de combustível. As melhores médias (8 km/l na cidade e 15 km/l em velocidade de cruzeiro na estrada), obviamente, foram atingidas com gasolina. No entanto, o consumo com etanol foi decepcionante nos congestionamentos (5 km/l), mas condizente com a potência e a proposta do carro em rodovias repletas de trechos de serra e situações de retomadas e ultrapassagens (10,1 km/l).

Apesar do pacote de equipamentos mais enxuto, o Jeep Renegade Turbo se mostrou um bom companheiro de viagens. Confira a seguir se vale a pena comprar um:

Jeep Renegade Turbo 2025 – Características

Motor: 1.3 turboflex de quatro cilindros com injeção direta, 176 cv de potência e 27,5 kgfm de torque.

Câmbio: automático de 6 marchas.

Dimensões: 4.268 mm de comprimento, 1.805 mm de largura, 1.696 mm de altura, 2.570 mm de entre-eixos, porta-malas de 320 litros e tanque de combustível de 55 litros.

Revisões até 60.000 km: R$ 5.006

Preços do Jeep Renegade 2025 (março de 2025)

  • Renegade Turbo 1.3 turboflex AT – R$ 118.990
  • Renegade Sport Altitude 1.3 turboflex AT – R$ 152.990
  • Renegade Longitude 1.3 turboflex AT - R$ 171.990
  • Renegade Sahara 1.3 turboflex AT - R$ 179.990
  • Renegade Trailhawk 1.3 turboflex AT 4x4 – R$ 179.990
  • Renegade Willys 1.3 turboflex AT 4x4 – R$ 185.990

Jeep Renegade Turbo 2025 – Pontos positivos

Desempenho

O motor 1.3 turboflex introduzido em 2022 no lugar do antigo e.TorQ 1.8 aspirado de 139 cv coloca o Renegade entre os SUVs compactos mais rápidos do mercado. Embora a potência tenha sido reduzida de 185 cv com etanol para 176 cv, tanto com o combustível vegetal quanto com gasolina, o Renegade é um carro que está sempre com reserva de força em acelerações e retomadas. Ágil no trânsito urbano, o SUV acompanha facilmente carros mais potentes na estrada e transmite segurança em ultrapassagens em rodovias de pista simples.

Suspensão

É o melhor conjunto do segmento desde o seu lançamento. Desenvolvidas para encarar condições mais extremas no off-road nas versões 4x4, as suspensões independentes nas quatro rodas do Renegade são confortáveis em praticamente qualquer situação, pois absorvem muito bem os impactos tanto na buraqueira das cidades quanto longe do asfalto. Comprovamos esse atributo do SUV durante o feriado de Carnaval, quando o submetemos a desbravar estradas de areia e terra para acessar praias mais remotas. Tudo isso sem comprometer a dinâmica invejável nas curvas das rodovias que levam ao litoral norte paulista.

Acabamento interno

Mesmo na configuração de entrada, o Renegade segue como referência na categoria. Desde sempre, todas as versões do SUV são dotadas de materiais emborrachados e plásticos de qualidade superior à utilizada pela concorrência. A montagem das peças da cabine e os tecidos que revestem os bancos também são acima da média da categoria.

Jeep Renegade Turbo 2025 – Pontos negativos

Opcionais

Por se tratar de uma versão voltada ao público PCD (pessoas com deficiência), o Jeep Renegade Turbo perde alguns equipamentos para se enquadrar na faixa de preços que se beneficia da isenção de impostos. Por isso, o SUV sai de fábrica sem o tampão do porta-malas e os tapetes de borracha. Esses itens estão disponíveis no pacote vendido como opcional por salgados R$ 12 mil, que inclui protetor de cárter, racks de teto e estepe full size.

Se o comprador quiser a central multimídia com conectividade sem fio com Android Auto e Apple CarPlay, alerta de colisão frontal, frenagem autônoma de emergência, detector de fadiga do motorista, monitoramento de mudança de faixa e câmera de ré, terá de adicionar outro pacote de R$ 8.700. No final das contas, um Jeep Renegade Turbo como o avaliado acaba saindo por R$ 138.990, isso sem contar as pinturas branco Polar (perolizada) ou cinza Granite (metálica), que somariam mais R$ 1.700 ao preço final do carro.

Porta-malas

Durante a nossa avaliação, o compartimento deu conta de acomodar as malas de um casal. Embora o Jeep Renegade seja capaz de acomodar bem até quatro adultos, o porta-malas de 320 litros pode ser insuficiente para levar as bagagens de todos os ocupantes em uma viagem mais longa.

Consumo urbano com etanol

O Inmetro informa que o Renegade faz 7,7 km/l na cidade quando abastecido com etanol. Porém, em percursos mais congestionados, o consumo real cai facilmente para 5 km/l.

Resposta do acelerador

Além de ter perdido 9 cv de potência, o Renegade também sofreu alterações no gerenciamento eletrônico do motor para reduzir as emissões e se enquadrar às novas regras ambientais brasileiras. Uma das medidas adotadas pela Jeep – e outras montadoras - foi colocar um “atraso” nas respostas do acelerador. É nítida a demora na reação do carro nas arrancadas e retomadas quando o motorista aciona o pedal do lado direito.

Jeep Renegade Turbo 2025 - Ficha técnica

Motor: 1.3 dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16V, turbo, gasolina e etanol, injeção direta, comando de válvulas único no cabeçote com variação na admissão
Taxa de compressão: 
10,5:1
Potência: 176 cv a 5.750 rpm
Torque: 
27,5 kgfm a 1.750 rpm
Peso/potência: 
8,34 kg/cv
Peso/torque: 
53,6 kg/kgfm
Câmbio: 
automático de 6 marchas, com trocas sequenciais
Tração: 
dianteira
0 a 100 km/h: 
8,7 segundos
Velocidade máxima: 
210 km/h

Consumo Inmetro: 7,7 km/l (E) e 9 km/l na cidade (G) e 10,9 km/L (E) e 12,7 km/l (G) na estrada

Dimensões: 4.268 mm de comprimento, 1.805 mm de largura, 1.696 mm de altura, 2.570 mm de entre-eixos, porta-malas de 320 litros e tanque de combustível de 55 litros.

Dados técnicos: direção elétrica; suspensão McPherson (dianteira) e McPherson (traseira); freios a discos ventilados na dianteira e a discos sólidos na traseira; vão livre do solo, 18,6 cm; ângulo de ataque, 21°; peso em ordem de marcha, 1.468 kg, pneus 215/60 R17.

Jeep Renegade Turbo 2025 – Itens de série

  • Seis airbags
  • Controles de estabilidade e tração
  • Assistente de partida em rampa
  • Freio de estacionamento eletrônico
  • Freios a disco nas quatro rodas
  • Computador de bordo
  • Vidros e travas elétricos nas quatro portas
  • Retrovisores elétricos
  • Rodas de liga leve de 17”  
  • Ar-condicionado
  • Banco do motorista com regulagem de altura
  • Alerta de colisão frontal
  • Isofix
  • Faróis full-LED
  • Lanternas em LED
  • Travamento automático das portas
  • Modo de condução Sport
  • Chave canivete
  • Painel de instrumentos com display TFT de 3,5 polegadas
  • Tomada 12 volts
  • Porta USB no banco traseiro
  • Banco traseiro bipartido
  • Estepe temporário

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