Hyundai i30 N: 5 coisas do rival do Golf GTI que queríamos no Brasil
Hatch esportivo se destaca pelo desempenho e dinâmica voltada à experiência do condutor
Lançado há cinco anos, Hyundai i30 N se consolidou como um dos hot hatches mais respeitados do mercado europeu ao entregar uma proposta focada na experiência ao volante e desempenho capazes de incomodar modelos consagrados há décadas, como o Volkswagen Golf GTI.
Além do visual repleto de detalhes exclusivos (e chamativos), o i30 N conta com aerodinâmica aprimorada e utiliza materiais mais leves para favorecer a sua dinâmica, aprimorada pelos cinco modos de condução.
Você também pode se interessar por:
- Hyundai i30 vai ganhar versão esportiva e pode ter inédito motor a combustão
- 6 hatches que serão lançados no Brasil em 2026
- 25 SUVs que serão lançados no Brasil em 2026
- 5 SUVs automáticos flex mais baratos que um Renault Kwid 0 km
O interior do hatch esportivo também foi totalmente pensado para proporcionar a melhor experiência possível ao motorista, com as benesses de acabamento mais caprichado e uso de materiais diferenciados, como o revestimento de Alcantara dos bancos.
Confira a seguir cinco características que fazem do Hyundai i30 N um rival à altura do Volkswagen Golf GTI e que gostaríamos de ver no Brasil:
1 – Motor e câmbio
Sob o capô do Hyundai i30N, está um motor 2.0 turbo de 253 cv de potência e 35 kgfm de torque combinado a um câmbio manual de seis marchas. No entanto, esses números são elevados para 283 cv e 39 kgfm, respectivamente, quando o hatch é equipado com o pacote opcional Performance, que adiciona uma sofisticada transmissão automatizada de dupla embreagem banhada a óleo e oito marchas.
2 – Desempenho
Podendo chegar a quase 300 cv de potência de fábrica, o i30 N faz jus à sua proposta, pois acelera de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos e atinge a velocidade máxima de 250 km/h.
3 – Modos de condução personalizáveis
São cinco ao todo: Eco, Normal, Sport, N e N Custom. Cada um deles ajusta os parâmetros dos principais componentes e sistemas do carro, visando eficiência ou esportividade. No modo N Custom, o mais extremo, o hatch pode ser ajustado ao gosto do condutor.
4 – Dinâmica refinada
A suspensão desenvolvida com materiais mais leves e ajustes exclusivos fazem do Hyundai i30 N um carro preciso em curvas, tanto em pistas fechadas como em estradas sinuosas. Esse comportamento, combinado ao desempenho do conjunto motriz, são dignos de comparação com os melhores hot hatches já feitos.
5 - Foco no motorista
Com bancos esportivos, volante perfurado, pedaleiras específicas e controles voltados ao alto desempenho, o Hyundai i30 N entrega uma experiência de condução direcionada a quem gosta de dirigir com emoção.
Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp