Este carro elétrico pode ser montado em casa como Lego em menos de 1 hora

Marca italiana desenvolveu plataforma modular que permite a qualquer pessoa montar um chassi elétrico, desde que você tenha uma graninha boa no banco...

Renan Bandeira
Por
30.06.2021 às 09:12

As marcas pouco a pouco vão anunciando seus planos de eletrificação e cravando datas para a morte de seus motores a combustão. Que os carros elétricos são o futuro, agora estamos ficando cada vez mais cansados de saber, mas a popularização de veículos assim ainda soa um tanto distante no Brasil.

Enquanto os preços não baixam, novos (e interessantes) projetos vão surgindo em todo o mundo. Nesta semana, a Mobiauto já contou sobre o motor universal que quer transformar qualquer carro em elétrico. Desta vez, vamos falar de uma plataforma modular que promete ser um “Lego” de gente grande.

Publicidade

Anuncie seu carro sem pagar na Mobiauto 

Brinquedinho caro

aria-label="Imagem do conteudo da noticia" className='img-news-content'

A ideia vem da empresa italiana Open Motors, que construiu uma estrutura em código aberto chamada Tabby EVO, na qual o interessado compra um chassi virgem completo, com opções de dois ou quatro lugares, e pode encarroça-lo como preferir - seja na própria casa ou em uma empresa.

É a mesma lógica usada nos primórdios da indústria automobilística, quando os carros não possuíam estrutura monobloco, e aplicada até hoje em mercados como o de ônibus: você compra o chassi de uma empresa e a carroceria de outra.

De acordo com a fabricante do chassi elétrico modular, os preços do projeto variam entre 14 mil e 25 mil euros (o equivalente a R$ 82.600 e R$ 147.600, respectivamente), dependendo dos materiais aplicados em sua produção e da quantidade de assentos desejados.

aria-label="Imagem do conteudo da noticia" className='img-news-content'

Pelo valor, o cliente leva para casa - junto da estrutura de aço tubular -, os conjuntos de suspensões independentes McPherson nos dois eixos (como nos Jeep Renegade e Compass!), direção hidráulica, motor elétrico, transmissão de marcha única e infinita, freios a disco nas quatro rodas, assentos, rodas e pneus.

Leia também: Avaliação: como anda o carro elétrico mais acessível no Brasil

O Tabby EVO oferece um motor elétrico de 19 kW, que rende 40 cv de potência e 13 kgfm de torque, e leva o veículo à velocidade máxima declarada de 100 a 129 km/h, dependendo do coeficiente aerodinâmico da carroceria acoplada ao chassi.

aria-label="Imagem do conteudo da noticia" className='img-news-content'

Segundo a empresa, o veículo realiza a regeneração de carga nas frenagens, mas está configurado para aplicar apenas 10% das frenagens autonomamente, para evitar que o carro perca velocidade de forma brusca quando o condutor tira o pé do acelerador. É um sistema parecido com o e-Pedal que explicamos na avaliação do Nissan Leaf. No entanto, o ABS é cobrado à parte.

Mas, e a bateria?

O banco de baterias é formado por 24 células de fosfato de lítio de ferro, tem capacidade de 12,8 kWh, pode ser carregado completamente em até sete horas e tem uma autonomia de até 120 km.

Infelizmente, a Open Motors não deixa claro em seu portal se o valor da plataforma já inclui o banco de baterias, o que pode acrescentar mais 9 mil euros (R$ 53 mil) no valor final do projeto. Neste caso, o preço mais alto chegaria a 34 mil euros ou... R$ 200 mil. Lembrando que você ainda terá que pagar para encarroça-lo.

aria-label="Imagem do conteudo da noticia" className='img-news-content'

O valor é salgado, principalmente quando comparado com os elétricos mais baratos do Brasil, como Renault Zoe (R$ 204.990) e os Jac iEV20 (R$ 159.900) e E-JS1 (em pré-venda a R$154.990).

Leia também: “Elon Musk chinês” quer criar grife de carros elétricos maior que a Tesla

A plataforma do Tabby EVO pode ser enviada desmontada para reduzir impostos e sua estrutura pode ser remontada em menos de uma hora - como pode ser visto na imagem acima. E aí, toparia fazer um projeto com a plataforma?

Imagens: Reprodução/Open Motors

Talvez você também se interesse:

Por que os carros elétricos atuais não estão matando a grade frontal?
Os carros de verdade que desmontam como Lego
O que os carros mais tecnológicos do mundo já são capazes de oferecer
Os bizarros microcarros chineses que estão dando dor de cabeça à Tesla


Publicidade
Outras notícias
Publicidade