Carros mais vendidos em 2021 por categoria: hatch, sedan, SUV e picape

Fiat Strada é a primeira picape a liderar o ranking em mais de 60 anos de apanhado histórico. Confira quem mais se destacou

LF
Por
06.01.2022 às 14:54
Fiat Strada é a primeira picape a liderar o ranking em mais de 60 anos de apanhado histórico. Confira quem mais se destacou

A Fiat Strada é a primeira picape na história da indústria automobilística brasileira a liderar o ranking anual de vendas de maneira oficial desde que se iniciou uma contagem mais profissional dos emplacamentos, no final dos anos 1950.

Apesar de o Chevrolet Onix ter voltado a liderar a lista de modelos mais emplacados em novembro e dezembro, em dobradinha com o irmão Onix Plus, não foi suficiente para tirar do utilitário da Stellantis o inédito posto de carro mais vendido no Brasil em 2021.

Publicidade

O fato de termos um utilitário no topo da lista mostra como a pandemia do coronavírus e a crise de fornecimento de semicondutores e outras matérias-primas bagunçou a indústria automobilística. Foram inúmeras as paralisações de fábrica registradas ao longo dos 12 meses.

Stellantis e Hyundai foram as fabricantes que melhor souberam líder com os problemas. Por isso, a primeira posicionou seis modelos entre os dez mais emplacados do ano – quatro Fiat (Strada, Argo, Toro e Mobi) e dois Jeep (Renegade e Compass).

Consulte o valor do seu carro na Tabela Fipe

Já a segunda teve dois dos três carros que produz nacionalmente no top-10 – HB20 e Creta –, enquanto o HB20S terminou o ano em 25º. Enquanto isso, a Chevrolet, marca dominante nos últimos anos, pagou caro pela interrupção de quase cinco meses nas linhas de Onix e Onix Plus em Gravataí (RS). 

Como consequência, o hatch caiu de primeiro lugar, posto que vinha ocupando de modo ininterrupto nos últimos seis anos, para quinto no fechamento de 2021. Onix Plus e Tracker, por sua vez, ficaram fora dos dez primeiros, respectivamente em  12º e 14º.

Outra marca que sofreu com a crise dos semicondutores foi a VW. Por isso mesmo, somente o veterano Gol constou como um dos dez carros mais emplacados no Brasil em 2021, e na última posição do grupo. O T-Cross, por sua vez, finalizou o período em 11º, com o Nivus em 18º. O Virtus despencou para fora do top-20 e o Polo, para fora do top-30.

Outro destaque vai para os Toyota Hilux (15º), Toyota Corolla (16º) e Corolla Cross (21º, apesar de não ter completado um ano cheio de mercado). Confira abaixo a lista completa dos 30 modelos mais comercializados no país ao longo do ano passado.

Leia também: 18 carros híbridos e elétricos que serão lançados em 2022

Os 30 carros mais emplacados no Brasil em 2021

1) Fiat Strada: 109.107 unidades
2) Hyundai HB20:
86.455
3) Fiat Argo:
84.644
4) Jeep Renegade:
73.913
5) Chevrolet Onix:
73.623
6) Jeep Compass:
70.906
7) Fiat Toro:
70.890
8) Volkswagen Gol:
66.228
9) Fiat Mobi:
65.847
10) Hyundai Creta:
64.759
11) Volkswagen T-Cross:
62.307
12) Chevrolet Onix Plus:
54.707
13) Renault Kwid:
52.916
14) Chevrolet Tracker:
50.757
15) Toyota Hilux:
45.893
16) Toyota Corolla:
41.891
17) Honda HR-V:
38.406
18) VW Nivus:
36.664
19) Nissan Kicks:
36.524
20) Chevrolet S10:
35.045
21) Toyota Corolla Cross:
34.249
22) Volkswagen Voyage:
28.593
23) Fiat Cronos:
27.887
24) Volkswagen Saveiro:
26.751
25) Hyundai HB20S:
25.568
26) Renault Duster:
22.457
27) Toyota Yaris:
21.126
28) Fiat Fiorino: 20.602
29) Volkswagen Virtus: 20.563
30) Fiat Uno: 20.555

Leia também: Dez picapes que querem embrutecer as ruas brasileiras em 2022

As 10 marcas de carro mais vendidas no Brasil em 2021

aria-label="Imagem do conteudo da noticia" className='img-news-content'

Entre as marcas, a Fiat foi disparada a mais bem-sucedida, enquanto a irmã Jeep surpreendeu na sexta colocação. A Chevrolet caiu de primeiro para terceiro lugar e a VW, aos trancos e barrancos, encerrou o ano como vice-líder. 

Hyundai e Toyota fecharam o top-5 e a Caoa Chery enfim cumpriu a missão de estar entre as dez maiores do mercado, enquanto Renault, Honda e Nissan caíram na tabela. Veja a ordem, somados os emplacamentos de automóveis e comerciais leves:

1) Fiat: 431.035 unidades
2) Volkswagen:
302.270
3) Chevrolet:
242.108
4) Hyundai:
184.284
5) Toyota:
172.945
6) Jeep:
148.763
7) Renault:
127.592
8) Honda:
81.446
9) Nissan:
64.929
10) Caoa Chery:
39.747

Leia também:  Toyota rompe domínio de 90 anos da GM e vira líder de vendas nos EUA

Os 10 hatches mais emplacados no Brasil em 2021

aria-label="Imagem do conteudo da noticia" className='img-news-content'

Em um segmento ainda abrangente, mas em queda, o Hyundai HB20 deu as cartas, e com o trunfo de ter grande parte de suas vendas no varejo, o que significa uma margem lucrativa maior para a empresa. 

Argo, Mobi e até o Uno marcaram presença pela Fiat, enquanto o Onix caiu de primeiro para terceiro e o Gol liderou o time da VW, com Polo e o já aposentado Fox na descendente. O Kwid basicamente salvou o ano da Renault.

1) Hyundai HB20: 86.455 unidades
2) Fiat Argo:
84.644
3) Chevrolet Onix:
73.623
4) VW Gol:
66.228
5) Fiat Mobi:
65.847
6) Renault Kwid:
52.916
7) Toyota Yaris:
21.126
8) Fiat Uno:
20.555
9) VW Polo:
19.196
10) VW Fox:
17.933

Leia também: 14 hatches e sedans que vão invadir o mercado brasileiro em 2022

Os 10 sedans mais emplacados no Brasil em 2021

aria-label="Imagem do conteudo da noticia" className='img-news-content'

Apesar de todos os pesares, o Onix Plus ainda ditou as regras de um segmento que vem em rápido declínio nos últimos anos. Tanto que só ele e o Corolla se mantêm com volumes consistentes de vendas mês a mês, talvez acompanhados pelo HB20S. Voyage e Cronos viveram de momentos esporádicos.

1) Chevrolet Onix Plus: 54.707 unidades
2) Toyota Corolla:
41.891
3) VW Voyage:
28.593
4) Fiat Cronos
27.887
5) Hyundai HB20S:
25.568
6) VW Virtus:
20.563
7) Honda Civic:
18.949
8) Fiat Siena:
15.355
9) Toyota Yaris Sedan:
12.436
10) Nissan Versa:
11.088

Leia também: Chevrolet S10 é a última picape média flex a ser extinta no Brasil

Os 10 SUVs mais emplacados no Brasil em 2021

Domínio total da Jeep com a dupla Renegade e Compass, enquanto a Hyundai manteve o Creta em patamar sólido, apesar da troca de geração por outra de visual controverso. T-Cross e Nivus foram bem, às custas de Polo e Virtus, enquanto o Corolla Cross mostrou que não chegou ao Brasil para brincar.

1) Jeep Renegade: 73.913 unidades
2) Jeep Compass:
70.906
3) Hyundai Creta:
64.759
4) VW T-Cross
62.307
5) Chevrolet Tracker:
50.757
6) Honda HR-V:
38.406
7) VW Nivus:
36.664
8) Nissan Kicks:
36.524
9) Toyota Corolla Cross:
34.249
10) Renault Duster:
22.457

Leia também: 24 SUVs que devem invadir o mercado brasileiro em 2022

As 10 picapes mais emplacadas no Brasil em 2021

aria-label="Imagem do conteudo da noticia" className='img-news-content'

Mais um domínio acachapante da Fiat na categoria, emplacando uma dobradinha com Strada e Toro. A Hilux segue soberana entre as picapes médias e a Saveiro ainda mostra ter lenha para queimar, apesar de andar esquecida pela VW.

1) Fiat Strada: 109.107 unidades
2) Fiat Toro:
70.890
3) Toyota Hilux:
45.893
4) Chevrolet S10:
35.045
5) VW Saveiro:
26.749
6) Ford Ranger:
20.499
7) Mitsubishi L200 Triton:
13.157
8) Renault Duster Oroch:
12.133
9) Nissan Frontier:
11.816
10) Volkswagen Amarok:
7.894

Você também pode se interessar por:

24 SUVs que devem invadir o mercado brasileiro em 2022
Dez picapes que querem embrutecer as ruas brasileiras em 2022
14 hatches e sedans que vão invadir o mercado brasileiro em 2022
10 Carros que sofreram os aumentos de preço mais absurdos em 2021

Publicidade
Outras notícias
Publicidade