Caoa Chery terá dois SUVs híbridos no Brasil para segurar a onda de GWM e BYD

Tiggo 7 PHEV e Tiggo 8 PHEV terão apelo do motor potente e de baixo consumo

Diego Dias
Por
07.02.2025 às 16:42 • Atualizado em 25.04.2025

O ano de 2025 promete para o mercado de SUVs, tanto que temos grandes lançamentos no radar, à exemplo dos novos Caoa Chery Tiggo 7 e Tiggo 8 híbridos. Os dois novos utilitários híbridos plug-in serão as armas da marca sino-brasileira para brigar com mais competitividade junto a BYD e GWM neste ano no Brasil.

Aqui tem cupom! E você pode vender seu carro na Mobiauto

Publicidade

As novidades foram confirmadas por meio de um teaser publicado pelo Instagram da Caoa Chery nessa semana, onde o novo Tiggo PHEV 7 aparece sem muita cerimônia durante curto vídeo. Já o novo Tiggo 8 PHEV surge de forma mais misteriosa logo no começo do vídeo, revelando apenas sua dianteira e faróis.

Você também pode se interessar por:

O que sabe é que tanto o Caoa Chery Tiggo 7 PHEV quanto o Tiggo 8 PHEV serão vendidos no Brasil este ano, com a produção do primeiro já confirmada para a fábrica de Anápolis (GO), algo que Mobiauto confirmou no ano passado durante o lançamento do novo Tiggo 8 Pro. Naquela ocasião Carlos Alberto de Oliveira Andrade Filho, atual presidente da Caoa, tinha confirmado também a produção do inédito Tiggo 9, mas isso é assunto para outro momento.

A questão é que o lançamento da dupla agora está cada vez mais próximo, afinal, a marca já iniciou sua campanha de divulgação. A fabricante parece ter adiantado o cronograma da estreia do seu primeiro SUV híbrido nacional, pois o próprio presidente à época disse que o lançamento do Tiggo 7 PHEV aconteceria “no meio do ano”, ou seja, entre junho e agosto deste ano. Agora é esperado que ocorra neste primeiro trimestre. Mas é possível que a marca traga as primeiras unidades da China para só depois começar a fabricá-lo por aqui.

Reprodução: Canal GTAutos

Importante dizer agora que o novo Caoa Chery Tiggo 8 PHEV também será lançado em 2025, ficando apenas a dúvida se vai ser produzido na fábrica da Caoa no centro-oeste do Brasil ou se vai continuar sendo importado da China como o SUV híbrido plug-in atual. O novo modelo vai herdar o desenho do Tiggo 8 Pro 2025, principalmente na traseira onde vai adotar as lanternas inteiriças de LED.

Motor 1.5 híbrido plug-in, o protagonista

Atualmente no Brasil a Caoa Chery produz somente o Tiggo 5X e o Tiggo 7 com algum nível de eletrificação. Porém, estamos falando de um motor 1.5 turbo dotado de sistema híbrido-leve, que traz um motor de partida com sistema de 48V no lugar do alternador. Na prática é um sistema híbrido-leve (ou micro-híbrido) que ajuda mais no número de emissões do que desempenho, além de reduzir (bem pouco) o consumo de combustível.

Embora ainda não haja qualquer confirmação oficial, é possível que o novo Caoa Chery Tiggo 7 PHEV seja comercializado com o mesmo motor híbrido plug-in do Tiggo 8. Tal conjunto combina um 1.5 turbo a gasolina de 147 cv de potência e 22,4 kgfm de torque a dois motores elétricos – esses com 170 cv e 34,2 kgfm. A transmissão é o automático DHT com três marchas mecânicas e 11 posições simuladas.  A boa notícia é que a potência combinada é de bons 317 cv, enquanto o torque atinge generosos 56,6 kgfm. O consumo será destaque também, podendo alcançar os 25 km/litro.

Com o lançamento dos novos Tiggo 7 PHEV e Tiggo PHEV, a Caoa Chery terá nas mãos dois SUVs consolidados no mercado e com o apelo de maior potência e baixo consumo para rivalizar com rivais como BYD Song Pro e Song Plus, além dos GWM Haval H6 HEV e PHEV19. E caso o histórico de preço agressivo se confirme quando os modelos chegarem, a marca sino-brasileira vai incomodar as novas chinesas.

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Entusiasta de carros desde criança, achou no jornalismo uma forma de combinar paixão e profissão. É jornalista formado pela faculdade FIAM-FAAM e atua no setor automotivo desde 2014, com passagens por Auto+, Quatro Rodas e Motor1 Brasil.

Publicidade
Outras notícias
Publicidade