Cadillac Optiq: o SUV elétrico que pode marcar estreia da marca no Brasil

SUV cupê foi revelado na China e tem chances de ser fabricado no México, sendo candidato a debutar a marca da GM no mercado brasileiro

Renan Rodrigues
Por
19.07.2023 às 20:00

Há dois meses, a Mobiauto informou que a General Motors estudava trazer a marca Cadillac ao Brasil. Agora, o possível primeiro produto dessa estreia acabou de aparecer na China. É o SUV elétrico Optiq. A chegada da marca de luxo seria uma forma de cumprir a promessa do grupo de vender somente carros elétricos a partir de 2035.

É bem verdade que, por enquanto, somente Bolt e sua versão SUV, Bolt EUV, estão disponíveis. Além disso, Equinox EV e Blazer EV estão prometidos para estrear entre o fim deste ano e começo do próximo.

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No entanto, é justamente dessa dupla que o novo Cadillac Optiq se deriva. Seu nome, inclusive, foi registrado recentemente pela General Motors no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial). Além dele, a GM registrou o nome Symboliq, outro modelo da Cadillac que ainda não foi revelado, mas pode aparecer.

Como é o Cadillac Optiq

O Cadillac Optiq foi revelado pelo Ministério da Informação e Tecnologia da China (MIIT), que mensalmente divulga os carros que passaram pelo processo de homologação no país asiático. Além das imagens, o órgão divulgou dados técnicos do modelo.

O Cadillac Optiq será lançado em duas versões de acabamento, sempre com um único motor elétrico. Assim, o SUV terá duas opções de potência: 203 cv ou 244 cv. A autonomia não foi revelada, mas a velocidade máxima será de 180 km/h limitados eletronicamente.

Em termos de dimensões, o SUV terá 4.822 mm de comprimento, 1.912 mm de largura e 1.642 mm de altura. O entre-eixos será de 2.954 mm, o que é próximo aos 2.985 mm do Volvo EX90, que chegará ao Brasil no próximo ano.

Visualmente, o Optiq lembra bastante o irmão maior, o Lyriq. Os formatos das luzes são iguais, mas em proporções menores. A grade também mantém a forma, mas é menor e abre espaço para um para-choque mais robusto.

Na traseira, há grandes luzes verticais e um L na base do vidro traseiro. O interior ainda não foi revelado, mas deverá seguir o desenho do Lyriq, com duas telas conectadas para o cluster de instrumentos e a central multimídia.

Viabilidade mexicana

Tanto o Blazer EV como o Equinox EV serão feitos no México ainda este ano. É de lá que eles serão enviados para o Brasil. E é possível que essa planta receba a fabricação de um novo Cadillac elétrico.

O Optiq, lembremos, utiliza a mesma plataforma de ambos, chamada Ultium, que estreou com a picape Hummer EV e será aproveitada pelos novos Cadillac. Essa nova geração estará em todos os novos carros elétricos das mais variadas marcas do grupo.

A arquitetura eletrônica, motores e módulos de baterias são intercambiáveis entre todas as marcas, o que aumenta a economia de escala. Além disso, as novas baterias da GM são de níquel-cobalto-manganês-alumínio (NCMA), que custam 60% menos do que as convencionais de íons de lítio.

Elas ainda prometem capacidade de recarga de até 350 kW. Esse conjunto possui 50% maior eficiência energética do que o banco de baterias do Bolt, por exemplo. Elas podem ser dispostas de modo longitudinal, transversal, em pé ou deitadas, de acordo com a necessidade de cada projeto.

Essa arquitetura ainda prevê cinco motores já apresentados. O mais potente deles tem 345 cv para uso dianteiro ou traseiro. No entanto, a combinação de quatro deles pode levar para mais de 1.000 cv, como temos no Hummer EV.

Prefere os hatches com vocação esportiva, ainda que com um Renegade na garagem. Formado em jornalismo na Fiam-Faam, há 10 anos trabalha no setor automotivo com passagens pelo pioneiro Carsale, além de Webmotors e KBB.

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