Avaliação: VW Saveiro Extreme 2024 é suficiente na briga com Fiat Strada?
Versão topo de linha é a única voltada para o público que não quer uma picape somente para o trabalho
No final de agosto, a Volkswagen realizou o aguardado lançamento da nova Saveiro. A picape chegou à linha 2024 decepcionando por não oferecer ao menos câmbio automático para enfrentar a líder de vendas Fiat Strada, fugindo do duelo.
Os preços da Saveiro 2024 também ajudam a entender a movimentação da marca alemã. Com valores entre R$ 95.770 e R$ 114.580, a picape se distancia dos até R$ 130 mil pedidos pela Strada.
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Vale lembrar que além de não promover adoção da transmissão automática, a Volkswagen manteve o motor 1.6 16V aspirado com 106/116 cv (G/E) e 15,4/16,1 kgfm (G/E), sem dar chances ao propulsor 1.0 turbo flex.
A Mobiauto teve a oportunidade de guiar a nova versão topo de linha, Extreme, que perdeu diversos itens para ficar R$ 9.000 mais barata em relação a configuração Cross, que saiu de linha. E conta tudo neste artigo:
O que mudou na Saveiro 2024
Começando pelo visual, a Saveiro ganhou novo capô, que está mais alto, novos faróis, nova grade e para-choque. Há novas coberturas do para-lama e novas rodas. Na traseira, novas lanternas e para-choques.
As versões Robust e Trendline compartilham o visual, com um para-choque em forma de “X”, faróis com a borda inferior arredondada, um filete cromado atravessando a grade e grandes molduras para os faróis de neblina.
A versão Extreme, nova topo de linha que substitui a Cross, tenta transparecer mais robustez. As linhas do para-choque são mais retas, enquanto na grade há dois filetes cromados e a inscrição Extreme.
No interior, há um novo aplique escovado no centro do painel e o cluster de instrumentos recebe iluminação branca, abandonando a coloração laranja do visual antigo da picape.
Como anda a Volkswagen Saveiro Extreme
Em termos de desempenho, nada mudou na Saveiro 2024. O conhecido e competente motor 1.6 de 116 cv e 16,1 kgfm de torque segue presente. Ele cumpre bem a função de levar os 1.135 kg da picapinha. Não espere por muito torque em baixas rotações, inclusive, o pico de torque acontece em 4.000 rpm.
Ainda assim, cumpre o 0 a 100 km/h em 10,2 segundos, o que é exatamente um segundo a menos que o tempo necessário para a Fiat Strada com motor 1.3 e câmbio manual realizar a arrancada. No entanto, a Fiat oferece versões com motor 1.0 turbo e 0 a 100 km/h em 9,8 segundos, apesar do câmbio CVT.
O câmbio manual de cinco marchas tem bons engates e é um ponto em que a Saveiro supera a Strada, já que o câmbio manual da Fiat possui engates pouco precisos. De maneira geral, a Saveiro é um carro mais gostoso de dirigir.
A suspensão é bem acertada, tanto para carga quanto para o conforto do usuário. A direção ainda é hidráulica, mas não chega a ser um problema em movimento, exceto na hora de manobrar em que a superioridade da direção elétrica fica clara.
A Saveiro segue com mesmo esquema de suspensão, portanto, independente na dianteira e a traseira possui molas helicoidais de dupla ação. A novidade é que há novos amortecedores e molas na dianteira, o que fez o carro ficar 10 mm mais alto que a versão anterior, mas manteve o comportamento praticamente inalterado.
Onde se posiciona a Volkswagen Saveiro 2024
Antes de falar sobre os equipamentos, é preciso entender o posicionamento da Saveiro. A picape agora brigará somente nas vendas para frotistas com a Fiat Strada. O papel de brigar com as versões de topo da Strada caberá à A0 picape, prevista para chegar entre o final de 2025 e começo de 26.
Para cumprir seu objetivo, a Saveiro 2024 adotará um caminho semelhante ao do Polo: ficará mais barata em relação à sua antecessora. No caso da novíssima versão de topo, Extreme, substituta da antiga Saveiro Cross, o preço baixou de R$ 123.450 para R$ 114.580, uma diferença de quase R$ 9.000 (R$ 8.870, para ser mais exato).
É claro que, para baratear tanto assim sua picape compacta, a Volkswagen abriu mão de alguns itens de série antes presentes na extinta Cross. Uns foram transformados em opcionais, em um pacote chamado Tech, que acrescenta R$ 2.160 ao valor final da Saveiro Extreme 2024. Outros foram simplesmente limados da gama da picape.
Dentro do primeiro grupo, o dos antigos equipamentos de fábrica que se tornaram opcionais, estão: retrovisor interno eletrocrômico; botão off-road para acionar o controle de velocidade em descida; controle de cruzeiro (piloto automático); sensores de luminosidade e chuva.
Ao mesmo tempo, a Saveiro 2024 perdeu de vez os seguintes itens: sensores dianteiros de estacionamento (apenas os traseiros sobreviveram); faróis de neblina com luzes de conversão estática e de longo alcance (agora, são simples faróis de neblina); lanternas de neblina.
VW Saveiro Extreme 2024 (R$ 114.580) – Itens de série
- Faróis halógenos com DRL (luzes diurnas)
- Faróis de neblina
- Direção hidráulica
- Ar-condicionado
- Freio a disco nas quatro rodas
- Sensores de estacionamento traseiros
- Rodas de liga leve aro 15 diamantadas
- Para-choque dianteiro e maçanetas na cor do veículo
- Capas dos retrovisores na cor preto brilhante
- Molduras laterais nas portas e caixas de roda
- Santantônio
- Controles de estabilidade e tração
- Assistente de partida em rampa
- Repetidores de setas nos retrovisores
- Protetor de caçamba
- Alerta de cinto de segurança
- Retrovisores externos com ajuste elétrico e tilt-down
- Caçamba com iluminação, capota marítima, protetor e ganchos deslizantes
- Quadro de instrumentos analógico com computador de bordo monocromático digital
- Alarme
- Câmera de ré
- Coluna de direção com ajuste de altura e profundidade
- Central multimídia Composition Touch de 6,5 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay (via cabo)
- Volante multifuncional revestido em couro com ajuste de altura e profundidade
- Bancos revestidos em couro sintético
- Sistema de som com quatro alto-falantes
- Alça de segurança para o passageiro
- Bagageiro longitudinal no teto
- Desembaçador do vidro traseiro
- Porta celular no encosto do banco do passageiro
- Acabamento de couro sintético nas portas
- Indicador de pressão dos pneus
Pacote Tech (R$ 2.160)
- Botão off-road para funções fora de estrada, como HDC (Assistente de Velocidade em Descidas)
- Retrovisor interno fotocrômico
- Controle de cruzeiro (piloto automático)
- Sensores de chuva e luminosidade
Volkswagen Saveiro Extreme 2024 – Ficha técnica
Motor: 1.6, dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16V, aspirado, flex, duplo comando variável de válvulas, injeção multiponto de combustível, taxa de compressão 11,5:1
Potência: 106/116 cv a 6.000 rpm (G/E)
Torque: 15,4/16,1 kgfm a 1.500 rpm (G/E)
Peso/potência: 9,78 kg/cv
Peso/torque: 68,78 kg/kgfm
Câmbio: manual, 5 marchas
Tração: dianteira
0 a 100 km/h: 10,2 s
Velocidade máxima: 178 km/h
Consumo Inmetro: 11,3 km/l (G) e 7,8 km/l (E) na cidade / 12,6 km/l (G) e 8,9 km/l (E) na estrada.
Dados técnicos: direção hidráulica, suspensões McPherson (dianteira) e eixo de torção com molas helicoidais (traseira), freios a discos ventilados (dianteira) e discos sólidos (traseira), diâmetro de giro não divulgado, Cx não divulgado, 196 mm vão livre do solo, ângulo de ataque 23,8°, ângulo central não divulgado, ângulo de saída 27,6°, carga útil 638 kg, pneus 205/60 R15
Dimensões: 4.493 mm de comprimento, 2.752 mm de entre-eixos, 1.721 mm de largura, 1.560 mm de altura, 580 litros na caçamba, 55 litros do tanque de combustível, 1.135 kg de peso.
Vale a pena comprar a Volkswagen Saveiro Extreme 2024?
A Fiat Strada pode não ser revolucionária, mas é um produto superior a rival. A solução encontrada pela Volkswagen foi baratear, atraindo mais os frotistas, e fugir do confronto com a Fiat nas versões automáticas.
Os R$ 114.580 pedidos pela Saveiro Extreme 2024 é pouca coisa abaixo dos R$ 114.990 pedidos pela Fiat Volcano 2024. Só que a picape da marca italiana tem faróis de LED, rodas de 16 polegadas e central multimídia com conexão sem fio para Android Auto e Apple CarPlay.
Como a Saveiro Extreme quer ser a opção de lazer para o consumidor, faz mais sentido optar pela Fiat e, se for o caso, bancar R$ 6 mil de diferença e levar a versão Volcano com câmbio automático do tipo CVT, algo indisponível na Volkswagen Saveiro 2024.