Exclusivo: nova picape da Volkswagen já tem nome definido; veja qual é

Modelo terá a missão de substituir a Saveiro e atuar em dois segmentos diferentes

Por
21.01.2026 às 08:00 • Atualizado em 22.01.2026

A nova picape da Volkswagen já foi chamada de Tarok (conceito de 2018) e atualmente é conhecida internamente como projeto Udara ou VW247 – seu código de projeto. Mas Mobiauto apurou com exclusividade o nome final da picape, que vai se chamar Volkswagen Tukan.

Esse nome não é por acaso, já que está entre as assinaturas registradas pela Volkswagen no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Além de Tukan, foram registrados as nomenclaturas Udara e Airon, como possibilidade de nomes da picape rival da Fiat Toro.

Publicidade

Você também pode se interessar por:

Inicialmente prevista para chegar em 2026, a Tukan, que será produzida em São José dos Pinhais (PR), deve mesmo estrear em 2027 como substituta da Saveiro, que vai se aposentar. A nova picape, inclusive, já está em processo final de produção de algumas peças.

Projeção: Kleber Silva/KDesignAG

Projeção: Kleber Silva/KDesignAG

Apesar de aposentar a Saveiro, a Tukan vai herdar na sua versão de entrada o motor 1.6 flex aspirado, que entrega 116 cavalos de potência e 16,1 kgfm de torque. Por falar em versão, a Tukan deve oferecer três configurações, uma cabine simples e duas com cabine dupla.

Vale lembrar que a informação de que a Tukan terá uma opção cabine simples foi revelada primeiro pelo jornalista Leonardo Felix, da Autoesporte, e confirmada por Mobiauto.

Dessa forma, a Volkswagen vai fazer a picape atuar em dois segmentos. A versão de entrada será mais voltada ao trabalho, com a cabine simples, e mantendo a rivalidade com a Fiat Strada, enquanto as outras duas terão a missão de serem mais “carro de passeio”, nova vertente das picapes no Brasil, esquentando a briga com Chevrolet Montana e Fiat Toro.

Projeção: Kleber Silva/KDesignAG

Projeção: Kleber Silva/KDesignAG

Outra novidade revelada pela Mobiauto é que a Tukan terá suspensão traseira em eixo rígido por feixe de mola. Essa configuração é comum nas picapes médias e na Strada, o modelo mais vendido do Brasil em 2025.

A estrutura por feixe de mola tem por característica garantir uma capacidade maior de carga. A Strada em suas versões básicas consegue levar até 720 kg na caçamba. Com isso, a Tukan terá essa estratégia para superar os 712 kg de capacidade da Saveiro e os números citados acima da Strada.

Para as versões cabine dupla, a marca alemã pode recorrer a um velho conhecido, o motor 250 TSI, 1.4 de quatro cilindros que oferta 150 cv e 25,5 kgfm de torque. Esse propulsor equipa Taos e versões de topo de Nivus, T-Cross e Virtus.

Projeção: Kleber Silva/KDesignAG

Projeção: Kleber Silva/KDesignAG

Há a possibilidade de a Tukan chegar já com o motor 1.5 TSI Evo, que pode atuar com sistema elétrico e, assim, ser uma picape híbrida. Esse motor é uma evolução do 1.4 já conhecido, com a mesma potência e torque, mas com um acréscimo gerado pelo motor elétrico com sistema de 48V.

Como já dito, a VW pretende atuar em duas frentes picapes compactas com a cabine simples e intermediárias na cabine dupla. Não por acaso, ambos os segmentos são liderados por duas picapes da Fiat: Strada e Toro. Por isso, a Tukan pode ter em torno de 4,60 metros de comprimento na cabine simples, e cerca de 4,80 m nas versões cabine dupla.

Projeção abertura: Kleber Silva/KDesignAG

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatspp

Comunicadora com experiência em estratégia de conteúdo multiplataforma, engajamento digital e produção e roteirização de pautas. Atuou como Produtora Digital no SBT.

Publicidade
Outras notícias
Publicidade