Avaliação: Citroën C3 1.0 é a releitura do Fiat Uno com alma francesa
Modelo tem pegada popular, motor e câmbio Fiat e quer alavancar vendas da marca
Quando parecíamos caminhar para o fim dos investimentos em um automóvel com a alma de um carro popular, a Citroën apresentou a nova geração do C3 e, agora que faz parte do mesmo grupo automotivo, pode até ter a importância do Fiat Uno.
Isso foi possível graças a um projeto indiano para o hatch. Ele poderia ser ainda mais simples por aqui, mas foi justamente a formação da Stellantis que reformulou o C3 e atrasou um pouco o lançamento.
Ainda assim, a simplicidade do projeto, evidenciada até na ausência de chave canivete, tem uma áurea de Fiat Uno. Especialmente por ofertar um espaço superior a média e a mecânica compartilhada com a marca italiana.
O grande destaque do C3 é o conjunto de suspensão. O hatch consegue filtrar bem todas as imperfeições do solo e transmitir poucos solavancos para dentro da cabine. A altura do solo também é um ponto importante, confirmando a “atitude de SUV”.
O motor 1.0 de até 75 cv e 10,7 kgfm de torque garante um comportamento esperado para essa categoria. O câmbio de cinco marchas, assim como o propulsor, é emprestado pela Fiat e poderia ter engates melhores.
Citroën C3 Feel Pack 1.6 AT 2023 – Preço: R$ 78.990. Pintura bi-ton: R$ 2.590. Total: R$ 81.590.
Citroën C3 Feel 1.0 Manual 2023 – Itens de série
Airbags duplos
Controle de estabilidade e tração
Assistente de partida em rampa - Hill holder
Monitoramento de pressão dos pneus
Ar-condicionado
Direção elétrica
Vidros elétricos
Travas elétricas
Retrovisores elétricos
Indicador de trocas de marcha
Central multimídia Citroën Connect de 10” com Android Auto e Apple Carplay sem fio
1 tomada USB dianteira e 2 traseiras
Volante multifuncional com regulagem de altura
Bancos dianteiros com ajuste de altura
Limpador e desembaçador elétrico traseiro
Alarme Perimétrico
Luzes diurnas de LED
Rodas de liga leve de 15”
Painel interno com faixa azul metálica
Barras longitudinais no teto
Volante com ajuste de altura
Emblema Chevron cromado na grade
Maçanetas na cor da carroceria
Dados técnicos: direção elétrica progressiva; suspensão McPherson (dianteira) e eixo de torção (traseira); freios a discos ventilados (dianteira) e tambores (traseira); diâmetro de giro, 10,5 m; coeficiente aerodinâmico não divulgado; vão livre do solo, 180 mm; ângulo de ataque, 23°; ângulo de saída, 39°; ângulo de transposição de rampas, 21°; pneus 195/60 R15.
Dimensões: comprimento, 3.981 mm; entre-eixos, 2.540 mm; largura, 1.733 mm; altura, 1.604 mm; porta-malas, 315 litros; carga útil, 410 kg; tanque de combustível, 47 litros; peso em ordem de marcha, 1.056 kg.
Motor: 1.0, dianteiro, transversal, três cilindros em linha, 6V, aspirado, flex, comando de válvulas variável na admissão e escape, injeção multiponto de combustível
Taxa de compressão: 11:1
Potência: 71/75 cv a 6.000 rpm (G/E)
Torque: 10/10,7 kgfm a 4.250/3.250 rpm (G/E)
Peso/potência: 10,2/9,6 kg/cv (G/E)
Peso/torque: 74,8/73,4 kg/kgfm (G/E)
Câmbio: automático, 6 marchas
Tração: dianteira
0 a 100 km/h: 14,1 segundos (E) e 15 segundos (G)
Velocidade máxima: 160 km/h (G/E)
Consumo Inmetro: 9,3 km/l com etanol e 12,9 km/l com gasolina na cidade; 10 km/l com etanol e 14,1 km/l com gasolina na estrada.
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