Adeus, VW Golf TSI: próxima geração do icônico hatch será elétrica
Aos amantes do esportivo da Volkswagen, um recado: o novo Golf não terá mais o ronco característico dos motores a combustão
A partir de 2025, o Volkswagen Golf poderá ser vendido com motorização 100% elétrica. O hatch médio será um dos veículos equipados com a plataforma modular SSP (Scalable Systems Platform) da montadora alemã, exclusiva para modelos elétricos.
Mas calma, o Golf elétrico ainda vai demorar um pouco para ser lançado no mercado. O motivo é que a plataforma SSP só ficará pronta em 2025. Até lá, o hatch da VW ainda poderá ser curtido como conhecido motor TSI, bem como nas versões híbridas, como a GTE.
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Até o momento, a certeza é que o hatch médio da VW chegará com um novo pacote de atualizações, uma espécie de “Última Dança” a combustão. Já a nova geração, com motor elétrico, deve ser lançada provavelmente em 2028.
Quanto aos nomes das versões, o CEO da Volkswagen Passengers Cars, Thomas Schäfer, já tinha adiantado que não definiu ainda se vai continuar com a nomenclatura GTI ou também acrescer o ID após o nome Golf.
O tão esperado facelifit já deu alguns sinais de que vai acontecer, mas sem alterações marcantes. Na parte externa, algumas linhas serão atualizadas, como nas ponteiras de escapamento. Na cabine, o painel também receberá atualizações, com destaque para uma possível central multimídia de 15 polegadas.
Ainda não está claro se a VW vai propor alguma mudança no trem de força. É provável que as mudanças fiquem somente para a troca de geração. No Golf vendido na Europa, a VW vai abandonar a transmissão manual. O motivo está nas novas regras de emissões de poluentes. Dessa maneira, as versões esportivas, GTI e R, também serão afetadas pela decisão.
Outra certeza é que a oitava geração do Volkswagen Golf está longe de chegar ao Brasil e deverá permanecer assim após a reestilização. Uma alternativa nada econômica é optar pela importação independente e pagar o mesmo que uma Ram 3500.
O motor TSI
No Brasil, a Volkswagen usou duas versões do motor TSI: o 1.4 que equipa o T-Cross, Virtus e Taos. O propulsor gera 150 cv de potência e 25,5 kgfm de torque. Enquanto o 2.0 TSI ficou famoso por mover o Golf GTI e proporcionar 230 cv de potência, 35,7 kgfm de torque.
Já na Europa, o Golf utiliza o 1.5 TSI, o mesmo que será produzido em São Carlos (SP) pela VW e batizado de 1.5 TSI EVO 2 . A produção do motor no Brasil foi antecipada pela Mobiauto. A única diferença é que, na Europa, o trem de força tem versões híbridas, mas não flex. Essa vertente será especialmente nacional.