VW Tera mantém nota máxima mesmo perdendo item de segurança na Argentina

Latin NCAP diz que ausência da frenagem autônoma de emergência não interfere no resultado do teste do SUV

GS
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23.06.2025 às 13:48
Latin NCAP diz que ausência da frenagem autônoma de emergência não interfere no resultado do teste do SUV

O Volkswagen Tera - por ora, fabricado apenas no Brasil - atingiu recentemente a nota máxima nos testes de colisão do Latin NCAP, porém essa classificação poderá não valer para todos os países onde o SUV compacto será vendido. Segundo a entidade que avalia a segurança dos carros na América Latina, o Tera será comercializado na Argentina sem a frenagem autônoma de emergência.

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“O AEB (Sistema de Frenagem Autônoma de Emergência) é oferecido como equipamento de série em todas as versões em todos os mercados [da América Latina], exceto na Argentina, onde a tecnologia é padrão apenas na versão topo de gama e opcional nas demais versões”, diz o relatório divulgado pelo Latin NCAP na última quarta-feira (18).

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No entanto, a entidade declarou na quinta-feira (19) que “o resultado de cinco estrelas do modelo é válido para todos os países da região, incluindo a Argentina. O Latin NCAP entende que o equipamento de Frenagem Autônoma de Emergência pode ser revisado e modificado antes do início da venda do modelo na Argentina”.

O Volkswagen Tera conquistou 85% da nota na avaliação de sistemas de assistências de segurança, resultado que influenciou na pontuação total do teste. Porém, o Latin NCAP não afirmou se a ausência do dispositivo poderá interferir no resultado de uma futura avaliação do SUV. A entidade diz apenas “recordemos que a Frenagem Autônoma de Emergência não é obrigatória por lei [na América Latina] como na Europa e isso pode ter motivado as marcas a não investir no desenvolvimento local dessas tecnologias”.

Este episódio remete a fevereiro de 2018, quando o Volkswagen Virtus foi lançado na Argentina já classificado com a nota máxima do Latin NCAP. Porém, em setembro do mesmo ano, o sedan deixou de ser vendido com o controle de estabilidade de série nas versões de entrada. O item passou a equipar somente as configurações mais caras, mas o modelo manteve a pontuação de cinco estrelas.

O Latin NCAP destaca que “avalia a versão mais básica em equipamentos de segurança passiva dos modelos desde 2010 e recomenda aos consumidores que adquiram versões equipadas com tecnologias ADAS avaliadas e com bom desempenho, como a Frenagem Autônoma de Emergência”.

A frenagem autônoma de emergência é um dispositivo de assistência de condução que aciona os freios automaticamente ao detectar que o motorista não reagiu a tempo de evitar uma colisão. Os sensores do carro intervêm diante da presença de pedestres ou de outro veículo

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