VW Polo 2023: os itens que o hatch perdeu para ficar mais barato

Além de potência do motor 1.0 TSI, hatch abdicou de alguns equipamentos de conforto e segurança para custar até R$ 7.000 a menos

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10.10.2022 às 13:32 • Atualizado em 29.04.2025
Além de potência do motor 1.0 TSI, hatch abdicou de alguns equipamentos de conforto e segurança para custar até R$ 7.000 a menos

O lançamento do Volkswagen Polo 2023 causou reações diversas na internet. Muita gente comemorou a redução de preços nas versões Comfortline e Highline, tanto que a VW informou a venda de 7 mil unidades logo em seu primeiro dia oficial nas lojas. 

Outras pessoas ficaram incomodadas com a perda de potência do motor TSI. Conforme mostramos, o propulsor 1.0 três-cilindros turboflex passou por uma recalibraçãi e deixou de render 116/128 cv de potência (gasolina/etanol) e 20,4 kgfm de torque (qualquer combustível). Agora, entrega 109/116 cv e 16,8 kgfm.

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A fabricante justificou a medida na tabela de preços, com a inédita versão TSI Manual, oferecida por R$ 92.990, e as automáticas Comfortline e Highline TSI. A primeira viu sua etiqueta cair de quase R$ 109.000 para R$ 102.990, enquanto a segunda baixou de R$ 117.000 para R$ 109.990. 

Já testamos o novo Polo TSI e constatamos que, na cidade, a diferença de desempenho praticamente não será sentida. Há alguns incrementos, como os faróis de LED em toda a gama, o quadro de instrumentos digital de 8” nas intermediárias e a manopla de câmbio herdada do T-Cross nas automáticas. 

Porém, para chegar a essas reduções, a Volkswagen não mudou apenas a calibração do motor. Confira o que mais o Polo TSI 2023 perdeu para custar mais barato:

Câmbio mais simples

Além do motor, a Volkswagen trocou a especificação do câmbio automático de seis marchas da Aisin, passando a utilizar a caixa AQ160 do extinto 1.6 MSI no lugar da AQ200. A principal diferença está na resistência dos componentes, que não precisam aguentar tanto torque, além de uma modificação nas relações de marcha.

A mesma alteração está prevista para o novo Virtus TSI, que deve chegar ao mercado no princípio de 2023.

Leia também: Avaliação: novo VW Polo TSI abre mão da potência para ser mais econômico

Freios traseiros a tambor

Até a linha 2022, todas as versões do Polo com motor turbo contavam com freios a disco nas quatro rodas. Só as configurações 1.0 MPi e 1.6 MSi traziam pares traseiros a tambor. Agora, os tambores são usados em toda a gama do hatch.

Ajuste da coluna de direção

Na época do lançamento, em 2016, os Polo 1.0 MPI e 1.6 MSI não possuíam nenhum ajuste da coluna de direção. Ao longo dos anos, as versões 1.6 ganharam as regulagens de altura e profundidade, mas isso muda novamente na linha 2023.

Tanto o Polo 1.0 MPI como o 1.0 TSI manual não possuem qualquer tipo de ajuste na coluna de direção. Para achar a posição de dirigir, é preciso regular a altura do banco e do cinto de segurança. 

Bancos dianteiros inteiriços 

Os bancos do novo Polo também passaram por mudanças. Agora, são inteiriços e inspirados na versão esportiva GTS, segundo a Volkswagen. No entanto, os bancos dianteiros do esportivo possuem abas laterais maiores e estrutura mais complexa. 

Dessa forma, a Volkswagen economiza nos encostos de cabeça, que passam a ser padronizados em todas as versões não possuem mais ajustes.

Leia também: Avaliação: VW Polo MPI 2023 antecipa futuro do carro de entrada da marca

Banco traseiro bipartido

A simplificação dos bancos também para o banco traseiro, que agora só é bipartido na configuração Highline.

Menos ar e luz 

Outro item retirado do Polo é o porta-luvas climatizado. Até a linha 2022, o hatch contava com uma saída de ar-condicionado no compartimento, servindo para deixar uma garrafa de água climatizada, por exemplo. 

Outros detalhes são as luzes de cortesia. Antes, havia esse tipo de detalhe no banco traseiro e no porta-malas, mas ambas foram retiradas de todas as versões até agora apresentadas (talvez sejam mantidas na esportiva GTS). 

Rodas aro 17

A configuração Highline do novo Polo foi a que sofreu maior redução de equipamentos e preços. Foram R$ 7 mil e, além dos itens já citados, a opção topo de linha do novo Polo perdeu as rodas de liga leve aro 17. Agora, o modelo vem de série com um jogo de 16 polegadas.

Leia também: Opinião do Dono: Volkswagen Polo 200 TSI, vale a pena um usado?

Detector de fadiga

O Polo ainda perdeu o detector de fadiga do motorista.

Retrovisor direito com tilt down

Por fim, o novo Polo deixou de contar com a função tilt down no retrovisor externo direito, aquela que automaticamente direciona o espelho para baixo na hora da manobra, a fim de mostrar a guia para que o motorista não raspe as rodas.

Sem itens de segurança ativa

Aqui não temos algo que o novo Polo perdeu, mas sim que deixou de ganhar. Afinal, não foi desta vez que o modelo brasileiro ganhou algum componente de segurança ativa ou semiautônoma, como assistente de frenagem automática ou de manutenção em faixa, itens presentes em outros produtos da plataforma MQB A0 e até em concorrentes como o HB20.

Desses, o Polo continua a contar apenas com a frenagem automática pós-colisão, que visa a mitigar o efeito rebote em caso de um acidente.

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- Editor de conteúdo

Prefere os hatches com vocação esportiva, ainda que com um Renegade na garagem. Formado em jornalismo na Fiam-Faam, há 10 anos trabalha no setor automotivo com passagens pelo pioneiro Carsale, além de Webmotors e KBB.

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