Volkswagen usará plataforma chinesa para produzir híbridos

Parceria entre VW e Xpeng deve acalorar o mercado chinês com preços mais acessíveis

Por
20.08.2025 às 16:59 • Atualizado em 26.08.2025

Para não perder espaço no maior mercado automotivo do mundo, a Volkswagen fechou uma parceria estratégica com a montadora chinesa, XPeng. A união entre os grupos faz parte de uma estratégia da VW de produzir híbridos com mais tecnologia, gastando menos. A previsão é de que a tecnologia chegue ao mercado em 2027.

A base em questão é uma versão aprimorada da já existente CEA (China Eletronic Architecture). Que agora contará com o uso de tecnologias de inteligência artificial, sistema menos complexo e capacidade de abrigar um conjunto ADAS (Sistemas Avançados de Assistência ao Motorista) de alto nível. Como explica o portal chinês, China Economy.

Publicidade

Você também pode se interessar por:

"Ao adotar a arquitetura CEA padronizada em todos os modelos, alcançaremos um valor duplo: por um lado, aceleraremos a implementação de serviços digitais e atenderemos com precisão às necessidades do cliente por meio de atualizações OTA de veículos; por outro lado, contando com economias de escala consideráveis, otimizam ainda mais a estrutura de custos e continuam a aumentar a competitividade do mercado.” explicam os executivos daVolkswagen China Dr. Qi Zekai, CEO da Volkswagen China e vice-presidente executivo do Grupo Volkswagen (China). Robert Cisek.

A plataforma CEA terá uma arquitetura moderna, projetada com computação central de alto desempenho, capaz de suportar veículos a combustão e híbridos plug-in. Com acesso a sistemas ADAS tecnológicos como direção autônoma, assistentes ativos de direção, conectividade com atualizações em tempo real de internet e a presença de inteligência artificial.

E como os executivos ainda ressaltam, a centralização do controle eletrônico da base (ECUs) simplifica a capacidade do sistema, consequentemente tornando-o menos complexo, consequentemente, prolongando a vida útil dos carros com essa plataforma.

Essa aposta em tecnologia não é novidade para a Volkswagen. Visto que apesar da montadora não oferecer tantas opções eletrificadas em seu catálogo na China, os modelos derivados da base MQB possuem sistemas ADAS avançados, que, provavelmente, são os responsáveis pelo sucesso de vendas dos modelos a combustão. Que em 2024, representaram 90% dos emplacamentos.

Vai chegar ao Brasil?

É importante ressaltar que essa parceria se restringe a China, sem previsões de ultrapassar fronteiras. Como é mencionado na divulgação do acordo: “In China, for China”, em português: “Na China, para China”.

 Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsa

Publicidade
Outras notícias
Publicidade