Toyota Hilux vira caminhão trucado para apagar incêndio de carros elétricos
Picape economiza água ao utilizar jato de alta pressão para cortar e resfriar o módulo de baterias
Os veículos eletrificados exigem um cuidado especial em caso de incêndios provocados por acidentes ou combustão espontânea, como relatado em alguns países. Apesar de serem menos propensos a pegar fogo que os carros com motor a combustão interna, os elétricos dão mais trabalho aos bombeiros na hora de extinguir as chamas.
Durante a recarga das baterias é o momento de maior probabilidade de incêndio. Investigações realizadas no exterior tentam evitar que um curto-circuito em uma das células da bateria resulte em vazamento térmico para as outras células e, consequentemente, resulte em incêndio.
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Para apagar as chamas de um veículo elétrico pode ser necessário utilizar cerca de 30 mil litros de água. Ou então deixar o carro queimar durante horas até as chamas se apagarem sozinhas.
Pensando nisso, a empresa britânica ProSpeed Motorsport, liderada pelo ex-piloto de rali Olly Marshall, apresentou uma solução baseada em uma picape movida a diesel. A ProSpeed utilizou um projeto desenvolvido em 2020 no qual a Toyota Hilux é modificada para receber uma série de equipamentos para atender desde o transporte de cargas até o uso militar.
Neste caso, a picape teve o chassi alongado e reforçado para suportar até três toneladas de carga máxima. Tanto que para aguentar todo esse peso, a Hilux é equipada com um terceiro eixo, totalizando seis rodas.
No lugar da carroceria, a empresa instalou um sistema anti-chamas semelhante ao de caminhões de bombeiro, projetado especificamente para combater incêndios em veículos elétricos.
Denominado Coldcut Cobra, o equipamento utiliza um abrasivo suspenso em água capaz de cortar a carroceria do veículo com um jato de 300 bar de pressão, agindo diretamente no módulo da bateria em caso de fuga térmica. O efeito resfria a bateria no interior do módulo e evita a propagação do incêndio.
Testes da Agência Sueca de Contingência Civil mostraram que o Coldcut Cobra foi capaz de inibir a propagação das chamas em 10 minutos utilizando apenas 240 litros de água (cerca de 20% do tanque de 1.200 litros do implemento da Hilux modificada).
Além do sistema Coldcut Cobra, a picape conta com suspensões elevadas e pneus todo-terreno para enfrentar lugares não pavimentados.
A ProSpeed não diz qual a motorização utilizada na Toyota Hilux modificada. No Reino Unido a picape é vendida com um motor 2.4 turbodiesel de 150 cv de potência ou o 2.8 turbodiesel de 204 cv idêntico ao do modelo comercializado no Brasil.