O que o VW Nivus GTS 2026 traz que o Fastback Abarth esquece

SUV cupê traz itens de série que o rival não tem – e até um polêmico

Diego Dias
Por
01.05.2025 às 04:03 • Atualizado em 02.05.2025

Depois de muita espera e flagras, o novo VW Nivus GTS 2026 finalmente foi lançado no mercado brasileiro para brigar diretamente com o Fastback Abarth, tanto que concorre praticamente na mesma faixa de preço. O SUV-cupê da Volkswagen é tabelado em R$ 174.990, enquanto o rival da divisão esportiva da Fiat não sai por menos do que R$ 171.990.

Agora trazemos por aqui o que o novo Nivus GTS 2026 tem a mais de equipamentos em relação ao Fastback Abarth. Vale lembrar que o modelo da marca alemã custa R$ 3.000 a mais que o rival, com isso, vamos mostrar se ele justifica a tabela mais cara. Abaixo, confira os detalhes da versão esportiva do Nivus.

Publicidade

Você também pode se interessar por:

Freios a disco na traseira

O novo Nivus GTS 2026 vem equipado de série com freios a disco na traseira também, além da dianteira. Assim a configuração mais potente da gama traz freios a disco ventilados de 276 mm na dianteira e discos de 230 mm na traseira. Vale lembrar que o Fastback Abarth foi motivo de polêmica durante seu lançamento há dois anos, já que sua configuração combina freios dianteiros na dianteira de 305 mm, mas utilizando tambor na traseira.

Não foi difícil ver comentários nas redes sociais na época criticando o uso de freio a tambor num modelo de proposta esportiva. Recentemente um Pulse Abarth foi colocado à prova na corrida de longa duração Mil Milhas no autódromo de Interlagos, que segundo a equipe Manzini não teve qualquer falha em uso severo, mesmo com freio a tambor traseiro.

ACC completo

Enquanto o Fastback Abarth conta somente com frenagem automática de emergência, alerta de saída de faixa, o novo Nivus GTS traz um pacote de assistência ao motorista mais completo. É fato que o SUV conta com pacote ADAS mais equipado, já que não traz somente o piloto automático adaptativo (famoso ACC), como também o assistente ativo de mudança de faixa e de condução ativa e permanência na faixa, assistente de estacionamento automático, alerta de ponto cego, alerta de saída de vaga.

Vale dizer que o Nivus GTS traz basicamente o mesmo pacote ADAS opcional do T-Cross Highline, que custa R$ 4.150 adicionais ao preço de R$ 184.490 de tabela de uma das versões mais caras do SUV. O Nivus GTS conta com esse pacote de assistência como item de série, o que torna como um dos principais argumentos de venda do modelo.

Seis airbags

Outra vantagem em relação a segurança do Nivus GTS, que conta com seis airbags de série, sendo dois frontais, dois laterais nos bancos dianteiros e dois de cortina. Já o rival Fastback Abarth conta com quatro airbags, sendo os dois frontais obrigatórios por lei e dois do tipo cortina.

 Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Entusiasta de carros desde criança, achou no jornalismo uma forma de combinar paixão e profissão. É jornalista formado pela faculdade FIAM-FAAM e atua no setor automotivo desde 2014, com passagens por Auto+, Quatro Rodas e Motor1 Brasil.

Publicidade
Outras notícias
Publicidade