Novo VW Tiguan sai da toca e pode ter no Brasil futuro motor de Nivus e T-Cross
SUV já confirmado para o Brasil foi flagrado em testes e pode ser ameaça contra chineses
A Volkswagen segue com investimentos em nosso país. Um dos modelos que está prestes a chegar nos próximos anos é o Tayron, SUV de sete lugares que foi flagrado em testes no Brasil, onde poderá ser rebatizado com o nome Tiguan.
Apesar do nome ainda ser mantido em segredo, o modelo virá para o nosso país e será importado, de acordo com Ciro Possobom, CEO da VW no Brasil, que confirmou a informação com exclusividade à Mobiauto durante a ExpoLondrina 2025.
Você também pode se interessar por:
- VW eTSI: o motor híbrido flex por trás dos flagras do Golf 8 no Brasil
- VW investirá R$ 13 bi em SP para fazer Gol SUV, Tiguan chinês e motor híbrido flex
- VW Tarok será “nova geração” da Saveiro e levará mais carga contra Strada
- Volkswagen Taos: por que atualização do SUV será adiada?
Como o visual do SUV já é conhecido, um dos maiores mistérios é: qual a motorização que o modelo irá utilizar por aqui? Tudo leva a crer que seja o motor 1.5 eTSI, já presente em outros mercados e que já roda por aqui em testes desde 2022.
O propulsor de 1,5 litro turbo rende até 150 cv de potência e 25,5 kgfm de torque com gasolina, sendo uma evolução do 1.4 TSI, já disponível em nosso mercado. Entre as diferenças estão a capacidade de deslocamento um pouco maior, o turbocompressor de geometria variável e o funcionamento em ciclo Miller (ao invés do ciclo Otto) para otimizar o consumo de combustível.
Divulgação/Volkswagen
Contudo, o maior destaque está no auxílio de um sistema elétrico de 48 volts ao motor térmico. A bateria é formada por íons de lítio, sendo responsável por alimentar todos os sistemas elétricos de 12V do veículo e o alternador por meio de correia dentada.
Essa concepção dispensa o uso do motor a combustão em determinadas situações. Dessa forma, os modelos com esse tipo de motorização conseguem atingir bons níveis de autonomia, como referência, o Golf europeu consegue atingir os 25 km/l.
A expectativa é que em um segundo momento, modelos como o VW T-Cross e Nivus também ganhem o novo propulsor, principalmente para brigar contra modelos híbridos chineses.
Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp