Novo Nissan Kicks seguirá receita de Creta para tentar superar VW T-cross

Já em testes no Brasil, o novo Nissan Kicks quer cobrir uma faixa grande de mercado entre os SUVs

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11.10.2024 às 09:35 • Atualizado em 30.06.2025
Já em testes no Brasil, o novo Nissan Kicks quer cobrir uma faixa grande de mercado entre os SUVs

O novo Nissan Kicks não deve demorar para chegar ao mercado brasileiro, tanto que foi flagrado por aqui na semana passada. A renovação trará mudanças profundas ao SUV, motoras e visuais, e seguirá a mesma receita do Hyundai Creta para tentar superar o VW T-Cross.

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A nova geração já teve sua produção iniciada no México, a qual irá atender diversos mercados das Américas, mas não o Brasil. Por aqui, o novo Nissan Kicks será produzido em Resende (RJ) e deve chegar no segundo semestre do ano que vem.

 

Quanto à receita de Creta, ela diz respeito ao modo que o novo Kicks será vendido. A Nissan, além de vender o modelo renovado, com todas as mudanças prometidas, também venderá a atual geração do SUV.

Ou seja, a montadora japonesa irá comercializar o Kicks novo e antigo (nosso atual) ao mesmo tempo. Assim, ambos irão conviver juntos no mercado e isso já até foi confirmado oficialmente pela Nissan, no mês de março.

Segundo apuração do colega Marlos Ney Vidal, do portal Auto Segredos, esse “Kicks antigo” terá o nome comercial de Kicks Play. O modelo será vendido nas versões Active, Sense e Advance e ganhará a nomenclatura já no início do ano que vem, antes da chegada da renovação, para já preparar terreno para a nova geração.

Vale lembrar que algo muito parecido já aconteceu com o Hyundai Creta. Quando o SUV sul-coreano chegou a sua segunda geração no Brasil, a Hyundai seguiu vendendo sua versão antiga, sob o nome de Creta Action, juntamente ao modelo renovado.

 

Essa prática, porém, foi abandonada pelo Creta com a chegada de sua atualização de meia vida, lançada no início desta semana. Agora, o Creta Action nem aparece no configurador online da marca e há apenas o estoque disponível nas concessionárias da marca.

Mas por que a Nissan adotará essa estratégia? Os planos da montadora são de quadruplicar a produção do modelo, de 50 mil para 200 mil unidades anuais. Para que isso seja financeiramente viável, seria necessário ampliar a faixa de mercado do Kicks, daí a ideia de vender as duas gerações.

 

Isso porque o Kicks Play irá brigar no segmento de mais entrada dos SUVs, com as versões mais caras de Renault Kardian, Fiat Pulse e do futuro VW A0, além das configurações mais básicas de modelos como VW T-Cross e Jeep Renegade.

Já a nova geração terá o objetivo de brigar em um patamar mais alto, com Hyundai Creta e Honda HR-V. Isso não é à toa, visto que o Kicks se tornará mais caro, graças ao ganho de tamanho, equipamentos e rendimento que sofrerá com a nova geração.

 

Assim, a Nissan não precisará trazer um produto novo para brigar no segmento de SUVs de entrada, como o recém lançado Nissan Mangite, uma vez que o novo Nissan Kicks permitiria cobrir duas faixas de mercado em “uma tacada só”.

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Contribuiu com Mobiauto como redator estagiário. Estudou jornalismo na Cásper Líbero.

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