Nissan descarta veículos híbridos como Fiat Pulse e Fastback para o Brasil
Após chegada da nova geração do Kicks, montadora japonesa prepara novo SUV, mas motorização híbrida leve não terá vez
Após a saída do Nissan Leaf do Brasil e o lançamento da terceira geração do hatch elétrico a nível global, a marca japonesa ficou sem um modelo eletrificado no portifólio brasileiro. Mesmo assim, a montadora garante que já está com planos para voltar a vender carros movidos a energia elétrica por aqui.
Porém, nada de veículos híbridos leves, como já vemos em Fiat Pulse e Fastback. Ou seja, modelos com um motor a combustão que traciona as rodas e outro motor elétrico com sistema 12 V que substitui o motor de arranque, mas não traciona o carro sozinho.
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Quem garante os próximos passos é o Diretor de Comunicação Coorporativa da Nissan Brasil, Rogério Louro.
“A gente acredita em eletrificação de verdade. Eletrificação leve é muito subjetivo. [...] Então, se for para fazer, vamos fazer algo que a gente acredita que seja eletrificação como a gente chama. É o E-Power (sistema híbrido da Nissan)”, disse o diretor em participação no podcast CBN Autoesporte.
Louro também citou a possível chegada de híbridos plenos e elétricos. Questionado ainda sob uma possível eletrificação para a nova geração do Kicks, Louro foi taxativo:
“Para o Kicks, não. O motor que a gente tem definido é o 1.0 turbo, mas pode ter certeza de que a gente não vai ficar de fora (eletrificação). Porque é uma estratégia mundial da Nissan. A gente está só focando em uma coisa de cada vez”, completou.
Como funciona o sistema E-Power?
Batizado de E-Power, o sistema híbrido da Nissan basicamente utiliza um motor elétrico como fonte de energia e outro a combustão como gerador de energia para o propulsor elétrico.
Funciona assim, o motor a gasolina produz energia térmica que é transformada em energia elétrica por um conversor e armazenada na bateria, a qual vai alimentar o motor elétrico.
A Nissan ainda tem um sistema HEV (híbrido pleno), esse sim, usa o motor elétrico e o a combustão para movimentar as rodas. O mais próximo que já tivemos do sistema E-Power por aqui é o Nissan X-Trail, um SUV médio que segue em testes pelo país há um bom tempo.
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