Novo Ford Territory muda para encarar chineses, mas esquece do motor híbrido
SUV médio passa por retoques pontuais para se alinhar ao mercado chinês e aumentar participação no segmento
Menos de dois anos depois do seu lançamento no Brasil, a segunda geração do Ford Territory passa por uma atualização visual e de conteúdo para tentar aumentar a sua participação no segmento de SUVs médios. Apesar das mudanças, o preço de R$ 215 mil foi mantido, para fazer frente a modelos, como GWM Haval H6 e os Jeep Compass e Commander.
Segundo carro mais vendido da Ford no país (fica atrás apenas da picape Ranger), o Territory segue a dinâmica do mercado chinês, onde o ciclo de atualizações é menor que no restante do mundo. As mudanças visuais estão concentradas na dianteira, que trocou o visual mais futurista, com conjunto óptico dividido em quatro elementos, por um estilo mais genérico com faróis full LED em formato de L, para-choque redesenhado e grade menor.
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As rodas de liga leve de 19 polegadas também são novas, com acabamento escurecido. As maçanetas externas agora são cromadas e o para-choque traseiro perdeu os frisos na cor cinza e agora é pintado na cor da carroceria.
Guilherme Silva/Mobiauto
A adoção dos novos para-choques aumentou o comprimento total em 55 mm, totalizando 4,68 metros. As demais dimensões seguem inalteradas: 1,93 m de largura, 1,70 m de altura e 2,72 m de entre-eixos.
Por dentro, o Ford Territory recebeu melhorias na central multimídia de 12,3" (mesma medida do painel de instrumentos), novo acabamento no console central e bancos revestidos de couro preto e marrom com novos encostos de cabeça. Há regulagem elétrica, aquecimento e ventilação para o motorista e o passageiro da frente.
Guilherme Silva/Mobiauto
O conjunto formado pelo motor 1.5 turbo a gasolina e o câmbio automatizado de dupla embreagem banhada a óleo e sete marchas sofreu apenas uma recalibração para otimizar as respostas das acelerações. O propulsor, de origem Mitsubishi dotado de injeção direta, segue entregando 169 cv de potência a 5.500 rpm e 25,5 kgfm de torque entre 1.500 e 3.500 rpm.
O Ford Territory manteve a proposta focada no conforto e no espaço interno generoso, as características mais destacadas pela fabricante. O bom aproveitamento da cabine permite levar cinco adultos sem aperto - pessoas com mais de 1,80 m de altura se acomodam confortavelmente no banco traseiro cuja largura foi pensada para a instalação de duas cadeirinhas infantis, mas com espaço suficiente para um adulto viajar no assento do meio. O porta-malas de 448 litros, por sua vez, fica na média do segmento.
Guilherme Silva/Mobiauto
Em termos de acabamento, o Ford Territory aposta em material macio ao toque em quase todas as partes da cabine onde se pode tocar. Faixas alaranjadas nas portas e nos bancos contrastam com o couro preto perfurado que reveste os assentos.
A pegada de carro familiar também fica evidente no rodar macio devido ao acerto das suspensões independentes, mesmo com rodas de liga leve de 19 polegadas com novos pneus de perfil intermediário. A direção elétrica, porém, poderia ter um acerto mais firme em velocidades de estrada.
Guilherme Silva/Mobiauto
O motor 1.5 turbo a gasolina, embora tenha baixa cilindrada, aproveita o torque máximo em baixa rotação para entregar respostas imediatas aos comandos do acelerador. Para atingir os 100 km/h em 10,3 segundos e chegar aos 180 km/h de velocidade máxima, o propulsor conta com o auxílio do câmbio de dupla embreagem que realiza as trocas com suavidade. O desempenho do Territory está longe de empolgar, mas é condizente para um carro de 1.630 kg sem pretensões esportivas.
O consumo, por sua vez, teve uma leve piora devido aos novos parâmetros das leis de emissões, caindo de 9,5 km/l na cidade e 11,8 km/l na estrada para 8,8 km/l e 11,2 km/l, respectivamente.
Sem opcionais, o Ford Territory chega da China com um pacote de equipamentos de série robusto, com duas telas de alta definição de 12,3” cada, que integram o painel de instrumentos e a central multimídia Sync Touch com sistema de áudio com oito alto-falantes e conexão sem fio com Android Auto e Apple CarPlay. O SUV ainda traz carregador de celular por indução e entrada USB para o banco traseiro.
A lista de itens de conforto traz ar-condicionado automático digital de duas zonas com saída para os passageiros traseiros, bancos dianteiros com regulagens elétricas e ventilação e teto solar panorâmico com abertura total.
Guilherme Silva/Mobiauto
Além dos seis airbags, o pacote de equipamentos de segurança possui faróis de LED com acendimento automático do facho alto, freio de estacionamento eletrônico, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, câmera com visão em 360°, controle de cruzeiro adaptativo com frenagem de emergência, sensor de ponto cego, assistente de permanência e mudança de faixa, alerta de tráfego cruzado, assistências de partida em rampa e de frenagem em descida, controles de estabilidade e tração, sistema de estacionamento automático (Park Assist).
Embora tenha preço competitivo diante dos rivais citados, o Ford Territory ainda não tem um diferencial que faça a maioria dos potenciais clientes dos Jeep Compass e Commander mudar de ideia na hora de assinar o cheque. Em relação ao conterrâneo GWM Haval H6, o Territory fica devendo o conjunto híbrido oferecido da China, que não tem previsão de chegar ao Brasil.
O Ford Territory está disponível em seis cores, sendo três novas: Cinza Dover, azul Profundo e Verde Oásis, além de branco Bariloche, cinza Catar e preto Toronto. O SUV manteve a garantia de três anos.
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