Ford Mustang 1964 vs 2025: seis cilindros em linha clássico ou V8 de 500 cv?
Encontro de gerações mostra evolução de uma lenda do mundo automotivo
O ano de 1964 foi bastante especial para qualquer pessoa que gosta de automóveis. Nessa ocasião, em uma feira voltada à indústria, foi apresentado aquele que seria um dos maiores sucessos de venda em toda a história da Ford: o Mustang.
O executivo por trás dessa ideia genial se chamava Lee Iacocca. A sua iniciativa de criar um móvel que pudesse agradar tanto a secretária indo para o trabalho quanto o entusiasta indo para um track Day deu muito certo. Isso de forma e por conta da grande quantidade de opcionais que o modelo trazia na época.
Você também pode se interessar por:
Fiat Stilo Abarth e Pulse Abarth: o veneno do escorpião em duas propostas diferentes
Chevrolet Blazer: as (muitas) diferenças do SUV V6 para elétrico futurista
VW Kombi x Kombi elétrica: ID.Buzz tem todo o carisma da velha senhora?
Fiat Uno 1.5 R e 147 Rallye: espírito esportivo com grife europeia
Nessa matéria reunimos duas versões de épocas bastante distintas. De um lado um clássico exemplar de 1964 que traz um item de série raro até mesmo naquele momento: o motor de seis cilindros em linha. Do outro a nova geração que esbanja estilo, potência e força bruta com seu motor Coyote V8.
A história do Mustang é recheada de fatos curiosos. Entre eles um que se destaca é o número absurdo de vendas logo após a apresentação inicial. Lembrando que naquele momento uma característica do mercado norte-americano que é vender em quantidade e volume. Com passar dos anos e gerações ele foi melhorando e se aperfeiçoando.
Esse exemplar da matéria é da metade de 1964, ou seja, da primeira fornada. Ele traz, além do motor de seis cilindros, o câmbio manual de três marchas. Era a opção de entrada e agradava bastante pelo estilo, um certo despojamento e, sem dúvida nenhuma, pelo preço que era extremamente atraente.
Do outro lado temos a novíssima geração com o já citado motor V8. Os mais de 500 cv rasgam o asfalto e demonstram que, nessa metade de século, o pony car se tornou uma verdadeira lenda urbana, com destaque para diferentes versões e diferentes emoções também.
No vídeo vocês vão conferir as diferenças e semelhanças entre os dois. O que eles têm em comum é uma história que começou com uma ideia simples e deu muito certo. Seja no início ou no atual momento o Mustang continua sendo um sonho de consumo de uma grande parte dos entusiastas mundo afora.